FLoC: novo método de rastreamento do Google substitui cookies

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Recurso visa proteger a privacidade dos usuários do navegador Chrome

FLoC: sistema oculta dados individuais em grupos ou "coortes". Imagem: @vectorjuice
FLoC: sistema oculta dados individuais em grupos ou “coortes”. Imagem: @vectorjuice

O Google está prestes a testar o FLoC, um método de captação de dados de usuários na web, o que inclui o rastreamento de dados de consumidores que fazem compras em lojas virtuais como a sua. O novo sistema promete substituir os web cookies.

A saber, FLoC é a sigla para Federated Learning of Cohorts ou, em Português, Aprendizado Federado de Coortes. É um recurso que faz parte do Privacy Sandbox, um projeto que visa a proteção da privacidade dos usuários do navegador Google Chrome.

Já os web cookies, por suas vezes, são arquivos de computador que armazenam dados como e-mails, senhas, itens de carrinhos de compras, acessos, etc. Os cookies permitem, desse modo, rastrear várias informações de cada usuário de um navegador individualmente.

Além disso, os cookies possibilitam que esses dados possam ser utilizados por agências e equipes de Marketing para melhorar os anúncios pagos e os conteúdos orgânicos de seus clientes tendo em vista o aumento da taxa de conversão.

Mas qual a diferença entre os cookies e o FLoC? Como o FLoC pode oferecer maior privacidade para os usuários da web? É isso o que você ficará sabendo em seguida. Continue lendo e fique por dentro!


COMO FUNCIONA O GOOGLE FLOC

De acordo com o Google, o FLoC funciona por meio de uma algoritmo de aprendizado de máquina que recebe e processa dentro do navegador Chrome os dados gerados pelos acessos dos usuários em sites da web.

Logo, assim como os cookies de terceiros, o FLoC também capta dados. Mas só que o FLoC não expõe isso de forma individual. Ele opera com as “coortes”, que no jargão da ciência Estatística se referem aos grupos de pessoas que têm em comum um evento que se deu em um período.

Desse modo, o web navegador pode ver quando um usuário visita sites de moda, bebidas, eletrônicos ou de outras categorias. Daí, então, o sistema coloca esse usuário em uma coorte, isto é, em um grupo que está tendo os mesmos hábitos no momento.

Posteriormente, o navegador informa publicamente uma ID de coorte. Assim, tudo o que pode ser visto são os dados de grupos. Em outras palavras, não há liberação de dados individuais, o que preserva a privacidade dos usuários do navegador.

Vídeo: saiba mais sobre o projeto Privacy Sandbox do Google (ative as legendas e a tradução para o idioma Português nos controles do player no Youtube)

Mais características

Ao contrário dos cookies, o FLoC dificulta que anunciantes e suas equipes de Marketing tenham acesso aos dados individuais dos consumidores, . O FLoC, enfim, oculta os indivíduos em meio a um grupo de pessoas.

Em contrapartida, o sistema não tem poder para auxiliar na prevenção de fraudes e nem no retargeting, o que os cookies fazem muito bem. Dessa forma, ainda não está claro como o Google vai trabalhar quesitos essenciais como estes.

Seja como for, o recurso é capaz de gerar até 95% de conversão a cada dólar investido. Segundo o Google, os testes do FLoC começam entre o mês de março e abril de 2021. A empresa ainda não manifestou prazo para encerrar o suporte aos cookies de terceiros.

Assim que puder clique em “Navegadores sem cookies” e saiba como eles vão mudar o Marketing de Performance para e-commerce.