M-commerce tem WhatsApp no Top 10 de aplicativos usados no processo de compras online

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Facebook Messenger aparece em 11º lugar

No m-commerce, WhatsApp tem sido usado pelos consumidores para fazer compras

No m-commerce, WhatsApp tem sido usado pelos consumidores para fazer compras

A Opinion Box lançou em abril de 2018 uma nova edição da pesquisa “Panorama Mobile Time: comércio móvel no Brasil”, na qual aponta (entre outras informações) que alguns aplicativos (apps) mensageiros entraram, pela primeira vez, para a lista de apps mais usados pelos consumidores para compras de bens físicos via m-commerce.

Apps mensageiros são usados no m-commerce

Anualmente, desde 2016, o referido estudo da Opinion Box traz em seu contexto um ranking de apps usados pelos consumidores m-commerce para fazer compras. A surpresa em 2018 foi o aparecimento de apps mensageiros na lista.

Os pesquisadores perguntaram: “cite até três nomes de apps ou sites que você usou para fazer encomendas pelo celular”, ao passo que as respostas dos 1.953 brasileiros que participaram da pesquisa geraram o seguinte ranking:

• 31,0% usam o app do Mercado Livre

• 21.0% o da Americanas

• 14,0% o do iFood

• 12,0% o do AliExpress

• 8,0% o do Submarino

• 8,0% o do WhatsApp

• 8,0% o do Wish

• 7,0% o do Magazine Luiza

• 7,0% o da OLX

• 5,0% o da Netshoes

• 5,0% o do Facebook Messenger

Como você pode observar na lista, o WhatsApp aparece em 6º lugar (é Top 10) e o Facebook Messenger em 11º.

O estudo também revelou que 57% dos internautas brasileiros entrevistados já compraram produtos ou serviços via WhatsApp e 42% já o fizeram via Facebook Messenger.

Inclusão de apps mensageiros nos contatos da loja virtual

Dado que nem todos os consumidores conseguem se virar sozinhos e conhecer melhor (por meio de reviews, descrições, blog posts, conteúdo da audiência e outros tipos de conteúdos) os produtos e serviços que estão tentando comprar, e dado que alguns desses consumidores precisam de uma assistência pessoal dedicada para tirar dúvidas, é bom que você inclua nos contatos da sua loja virtual um ou dois apps mensageiros, de preferência os mencionados na referida pesquisa da Opinion Box.

Fica a dica: como no futebol (aproveitando que estamos próximos da Copa do Mundo Fifa da Rússia), dê mais assistências para que os seus consumidores possam marcar mais gols (comprar mais) na sua loja virtual via m-commerce.