Marketing para Black Friday: 10 estratégias

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Canais de divulgação online que você deve usar durante o maior evento e-commerce do ano

Marketing para Black Friday: coloque o seu e-commerce em evidência na maior festa do comércio eletrônico brasileiro. Imagens: @stories @macrovector
Marketing para Black Friday: coloque o seu e-commerce em evidência na maior festa do comércio eletrônico brasileiro. Imagens: @stories @macrovector

Alegria! Alegria! Hoje vamos nos informar sobre como divulgar os nossos produtos e serviços ao longo do maior evento (para não dizer festa) do e-commerce e varejo omnichannel no Brasil. É isso mesmo que você pensou. Confira em seguida 10 estratégias de Marketing para Black Friday!

Assim que puder clique também em “O que é Black Friday” e leia um post complementar!


10 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA BLACK FRIDAY

Se você é comerciante do varejo ou do atacado, então deve ficar feliz porque se aproxima a última sexta-feira de novembro. Nesta data, como todos sabemos, acontece a Black Friday, a maior festa de vendas do comércio eletrônico nacional.

No momento, porém, estamos todos na expectativa de lançar o nosso “foguete”, isto é, de colocar em evidência as nossas lojas virtuais para este evento. Sendo assim, que tal conferir o checklist de lançamento? Pois bem, antes de mais nada, confira agora se já está tudo “OK” com o seu comércio eletrônico:

Prepare o seu foguete e-commerce e voe bonito na Black Friday

Checklist para o seu foguete e-commerce na Black Friday

Confira se está tudo OK:

  • Aumentar o orçamento de Marketing para Black Friday (OK)
  • Aumentar a escalabilidade do e-commerce como um todo (OK)
  • Ficar de olho nos concorrentes (OK)
  • Negociar com fornecedores (OK)
  • Organizar o estoque (OK)
  • Criar boas promoções (OK)
  • Criar uma política de fretes (OK)
  • Usar vários canais de vendas (OK)
  • Usar vários canais de atendimento (OK)

OBS.: para saber mais sobre cada item deste checklist clique em “Black Friday: hora de se preparar” agora!

Tudo certo, capitão(ã)? Checklist, OK? Tudo pronto? Então, “bora” para o lançamento!

Marketing para Black Friday: lançando o foguete

Importante dizer, o combustível para colocar seu “foguete e-commerce” no alto, em evidência, é sobretudo o Marketing para Black Friday. As ofertas e promoções dos seus produtos e serviços precisam ficar visíveis e, sendo assim, precisamos anunciá-los. É nós vamos anunciar com:

10 – Google Shopping:

Este é o comparador de preços embutido no site buscador do Google. Para expor publicidade aqui é preciso se cadastrar no Merchant Center. Insira, então, textos, fotos e preços e destaque seus produtos. Assim, atraia mais internautas para as páginas de vendas da sua loja virtual.

9 – Instagram Shopping:

Com este recurso é possível incluir um link para as páginas de vendas da sua loja virtual diretamente nas fotos de produtos que você publicar no Instagram. Funciona tanto nas publicações comuns quanto no Stories. Ideal para anúncios da Black Friday.

8 – Facebook Ads:

O popularmente chamado “Facebook Ads” é o sistema de anúncios da rede social de mesmo nome. Acesse esse recurso a partir do Facebook para Empresas. Com ele é possível criar anúncios com fotos, vídeos, textos, multimídia, carrossel e muito mais.

7 – Rede de Pesquisa:

Para anunciar na Rede de Pesquisa do maior site buscador do mundo é preciso antes se cadastrar na Google Ads. Essa plataforma permite criar não só anúncios para exibição nos resultados de buscas, mas também nos apps Android, vídeos do Youtube, etc.

6 – Rede de Display e Aplicativos:

A Rede de Display é o nome dado aos sites parceiros do Google. Por exemplo, os blogs que exibem propagandas via AdSense. Você também pode incluir seus anúncios Black Friday nestes sites e desse modo alcançar públicos específicos. A gestão é via Google Ads.

Com a plataforma Google Ads também dá para criar, publicar e gerenciar anúncios em aplicativos instalados em dispositivos móveis. É possível segmentar por tipo de aparelho e categoria do app. Ou seja, fica mais fácil atingir um público-alvo em especial.

5 – Cashback e cashback solidário:

O cashback por si só é devolver ao cliente uma parte do dinheiro que este gastou na compra de um produto ou serviço. Acredite, fazer isso na Black Friday pode aumentar as chances desses clientes voltarem a comprar da sua loja virtual nos meses seguintes.

Isso é muito bom, mas e se ao invés de resgatar o dinheiro ou trocar por produtos na sua loja os clientes pudessem doar o seu cashback para apoiar uma causa? Este é o cashback solidário, um recurso que te ajudará a atrair consumidores mais engajados e a fidelizá-los a sua marca.

4 – Youtube:

Anuncie também em meio aos vídeos do Youtube. Para tanto, crie uma conta na plataforma de vídeos e outra no sistema Ads do Google. Defina metas para os seus anúncios, tais como “obter tráfego para loja virtual” ou “alcançar reconhecimento de marca”, entre outras.

3 – Google, Whatsapp e Facebook para empresas:

Para fazer um Marketing para Black Friday bem feito é boa ideia cadastrar o seu comércio no Google Meu Negócio, Facebook para Empresas e Whatsapp Business. Assim você terá muito mais controle sobre a sua publicidade e também sobre o atendimento de clientes.

2 – Conteúdo SEO:

Inicie agora um blog e integre-o com sua loja virtual. Publique conteúdo SEO todo dia ou toda semana. Logo, os seus posts serão encontrados no Google. Dentro dos posts, inclua links para suas páginas de vendas. Leia 11 exemplos dessa prática no artigo “Blog de e-commerce”.

1 – E-mail Marketing:

Ao longo da Black Friday você vai focar nas vendas imediatas. Mas não se esqueça de captar os e-mails dos consumidores. Dessa forma, você poderá criar campanhas de E-mail Marketing para convencê-los a comprar mais vezes durante todo o ano.

Vídeo: para projetos de e-commerce e Marketing para Black Friday contrate a agência e-Plus

Muito bem, com um pouco desse super combustível, isto é, de Marketing para Black Friday, o seu foguete e-commerce tem tudo para decolar com sucesso. Enfim, lembre-se: você sempre poderá contar com a equipe da agência e-Plus quando o assunto for Marketing para o comércio eletrônico.

Assim que puder clique também em “Black Friday de Verdade” e saiba como funciona este prêmio para lojas virtuais!