Vantagens do Google Meu Negócio para empresas e-commerce e omnichannel

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Conheça a plataforma que possibilita que seu negócio seja encontrado nas buscas locais

Use o Google Meu Negócio para dar destaque à sua empresa omnichannel nos resultados das buscas locais feitas no Google e no Google Maps
Use o Google Meu Negócio para dar destaque à sua empresa omnichannel nos resultados das buscas locais feitas no Google e no Google Maps

Google Meu Negócio é uma plataforma de uso gratuito voltada para empresários(as) como você, que querem atrair – para a sua loja virtual e/ou loja física – aqueles consumidores que fazem pesquisas locais nos mapas ou no motor de buscas do Google.

Em outras palavras, esta plataforma é ideal para empresas omnichannel, que são aquelas que integram canais de vendas online como um site e-commerce, por exemplo, com os canais de vendas offline como uma loja física de um supermercado, farmácia, pop up store, etc.

Com efeito, para esses casos, o Google Meu Negócio oferece várias vantagens. É o que veremos adiante.

Acesse e leia também o post “Google Elevator”. Conheça, dessa maneira, o programa de aceleração de agências de Marketing Digital da gigante das buscas. Descubra, então, como a e-Plus foi selecionada entre as 12 agências com o maior potencial para fornecer um alto desempenho em divulgação no Brasil.


O PODER DO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Para você ter uma ideia do poder do Google Meu Negócio, eu fiz uma experiência.

Fui até o campo de buscas do Google e digitei a palavra-chave “agência e-commerce na Vila Mariana”.

Como se pode observar, ao fazer isso, constatei que a agência e-Plus (que está cadastrada no Google Meu Negócio) aparece em destaque nos resultados de buscas. Confira (clique para ampliar):

Pesquisa por "agência e-commerce na Vila Mariana"
Pesquisa por “agência e-commerce na Vila Mariana”

Logo depois, digitei a mesma palavra-chave no Google Maps. Veja o resultado:

Resultado da busca por "agência e-commerce na Vila Mariana" feita no Google Maps
Resultado da busca por “agência e-commerce na Vila Mariana” feita no Google Maps

Observe que o nome, o endereço, o telefone, o site e o horário de funcionamento da e-Plus são expostos para o consumidor que faz esse tipo de busca.

Além disso, ao rolar a parte da lateral esquerda do mapa para baixo, a pessoa que pesquisou o termo verá também fotografias, avaliações e comentários sobre a e-Plus.

Ou seja, é mostrada uma ficha completa sobre o estabelecimento.

Desse modo, fica muito mais fácil encontrar uma agência e-commerce no distrito paulistano de Vila Mariana.

E, vale lembrar, todos os dias são feitas milhares de buscas locais como essa no Google e Google Maps.

As pessoas buscam, por exemplo, por “padaria na Bela Vista”, “mercado no Bom Retiro”, “barbearia em Pinheiros”, “shopping em Porto Alegre”, “Loja de roupas femininas em Belo Horizonte”, “bicicletaria perto de mim”, etc.

As buscas locais, aliás, são o assunto do próximo tópico deste mesmo texto. Continue lendo!

Acesse e leia também o post “Google Shoelace“. Dessa forma, fique por dentro da nova rede social do Google, a qual é focada em eventos.


BUSCAS LOCAIS NO GOOGLE E GOOGLE MAPS

De acordo com o Google, são realizadas mensalmente na internet:

  • 5 bilhões de buscas por restaurantes
  • 3 bilhões de buscas por hotéis
  • 1 bilhão de buscas por lojas de roupas
  • 600 milhões de buscas por salões de beleza
  • 5 milhões de buscas por cafeterias
Google Meu Negócio apresenta uma ficha completa da sua empresa nas buscas, o que facilita o contato com os consumidores e melhora as vendas
Google Meu Negócio apresenta uma ficha completa da sua empresa nas buscas, o que facilita o contato com os consumidores e melhora as vendas

Bem, em uma dessas pesquisas, as pessoas podem acabar encontrando o seu negócio e você poderá fazer uma ou mais vendas.

Mas para aumentar as suas chances de ser encontrado, você precisa começar a usar a plataforma Google Meu Negócio.

Pois bem, e ao inserir a sua empresa nesta plataforma, você poderá explorar e aproveitar múltiplas ferramentas de divulgação. Confira em seguida!

Acesse e leia também o post “SEO loja virtual”. Conheça, assim, 10 fatores que derrubam seu ranqueamento no Google.


FERRAMENTAS ESPECIAIS DO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Depois de se cadastrar e reivindicar o seu local e a sua ficha na plataforma Google Meu Negócio, você poderá fazer uso de múltiplas ferramentas de divulgação local, tais como:

Inserção de dados essenciais da sua empresa:

Inclua dados como:

  • Nome
  • Endereço
  • Telefone
  • Site
  • Horário de funcionamento
  • Área de cobertura
  • Nome curto da sua empresa (para facilitar memorização)
  • Atributos
  • Descrição da empresa
  • Código da loja
  • Etiquetas

Além disso, você pode incluir o seu ramo de negócios. Assim, os consumidores vão achá-lo com ainda mais facilidade.

Uma parte da ficha da e-Plus apresentada nos resultados de buscas do Google
Uma parte da ficha da e-Plus apresentada nos resultados de buscas do Google

Criação de postagens:

Publique eventos, ofertas e produtos, os quais serão apresentados diretamente na ficha da sua empresa no resultado das buscas.

Insira um botão, que uma vez clicado poderá conduzir o consumidor para uma página de produto da sua loja virtual, um artigo do seu blog e-commerce ou até mesmo para uma ligação direta com seu vendedor, por exemplo.

Publicação de fotos:

Adicione fotos, vídeos, imagens 360 e tours virtuais à sua ficha.

Desse modo, ao encontrarem o seu estabelecimento no Google, as pessoas conseguirão ter uma ideia melhor da sua empresa e se motivarem para dar um “pulinho” no seu estabelecimento físico.

Mensagem de saudação:

Inclua na sua ficha uma saudação cordial como: “Seja bem-vindo(a) ao Marte Mercadão, o melhor lugar de Santana para compras de mantimentos”.

Criação de site via Google Meu Negócio:

Se o seu estabelecimento comercial ainda não tem um site, então você poderá criar um para ele gratuitamente via Google Meu Negócio.

Clique no menu “Site” dentro da plataforma para começar.

Daí, enquanto você não passa pelo processo de criação de loja virtual para o seu estabelecimento, você poderá fazer uso desse site básico.

Insights:

O Google Meu Negócio realiza o apontamento de estatísticas de acesso à sua ficha.

A plataforma mostra, por exemplo, o número de:

Pesquisas diretas: pessoas que encontraram sua ficha depois de pesquisarem o nome da sua empresa;

Descobertas: pessoas que encontraram sua ficha depois de pesquisar uma categoria de negócios;

Visualizações por canal: descubra se sua empresa é mais encontrada no Google ou no Google Maps;

Ações de clientes: saiba se é mais comum os consumidores acessarem seu site, enviarem mensagens, fazerem ligações ou solicitarem rotas para a sua empresa;

Visualizações de fotos: descubra quais as imagens da sua empresa têm sido mais vistas pelos consumidores.

Estatísticas gerais: números de visualizações, pesquisas, atividades, etc.

Gráfico da área de insights da plataforma
Gráfico da área de insights da plataforma

Números assim sem dúvida podem lhe ajudar a ter ideias para melhorias dos seus produtos e serviços.

Avaliações:

Área da plataforma onde você poderá visualizar o que as pessoas estão escrevendo sobre a sua empresa no Google.

Aqui é possível verificar a média de nota (por estrelas) e responder as dúvidas e os comentários das pessoas.

Esse é um item muito importante. De fato, no e-commerce, a avaliação de clientes é um fator mais relevante até mesmo do que os próprios dados do produto ou serviço em questão.

Anúncios:

Por fim, a plataforma integra-se ao Google Ads.

Sendo assim, você pode criar anúncios pagos e aumentar a visibilidade do seu negócio rapidamente.

Acesse e leia também o artigo “SEO para loja virtual“. Conheça, dessa forma, os 10 principais fatores de ranqueamento orgânico do Google.


COMO ENTRAR PARA O GOOGLE MEU NEGÓCIO

Como dito anteriormente, o Google Meu Negócio é gratuito.

Logo, para entrar na plataforma basta acessar a página inicial da mesma e realizar um cadastro.

Feito isso, você terá que reivindicar o seu local.

Acesse e leia o tutorial “Adicionar ou reivindicar a ficha da sua empresa” para saber mais.

Depois disso, você terá acesso a todas as ferramentas descritas anteriormente.

Logo, será possível expor sua loja física e também o seu site e-commerce com muito mais destaque nas buscas do Google e também no Google Maps.

Assim, as pessoas que fazem buscas locais poderão encontrar sua empresa com mais facilidade.

Acesse e leia também o post “VTEX Shopping“. Saiba, então, como integrar sua loja virtual construída na plataforma VTEX ao Google Shopping.