O que é E-mail Marketing?

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Funcionamento, características e vantagens de uma estratégia de divulgação via correio eletrônico

O que é E-mail Marketing? É uma estratégia de divulgação via correio eletrônico.
O que é E-mail Marketing? É uma estratégia de divulgação via correio eletrônico.

O que é E-mail Marketing?

E-mail Marketing é uma estratégia de divulgação de produtos, serviços, marcas, empresas e instituições diversas, com ou sem fins lucrativos, a qual ocorre por meio do correio eletrônico, vulgo “e-mail”.

Mas não é só isso.

Neste artigo eu vou lhe explicar quase tudo, e sobretudo:

O que é E-mail Marketing: um conceito mais abrangente

O que é E-mail Marketing: como ele funciona

Como obter uma lista de assinantes de E-mail Marketing

Tipos de E-mail Marketing

Ferramentas de envio de E-mail Marketing

Campanhas de E-mail Marketing

Vantagens do E-mail Marketing

Vem comigo. Confira!

O QUE É E-MAIL MARKETING: UM CONCEITO MAIS ABRANGENTE

Além de servir para fins de divulgação em geral, o E-mail Marketing também é ótimo para manter os consumidores conectados com a sua empresa e as suas marcas.

É que no E-mail Marketing, você empreendedor(a) ou empresário(a) envia mensagens periódicas para uma lista de assinantes, que assim podem ficar sabendo das últimas novidades dos seus produtos.

Essas mensagens, por suas vezes, permitem que você eduque os seus consumidores até que eles tomem a decisão de realizarem uma ou mais compras na sua loja virtual ou loja física, entre outros canais de vendas.

Sendo assim, E-mail Marketing é um técnica de divulgação de produtos, serviços, marcas e empresas; e também uma tática de relacionamento duradouro e de educação de consumidores para as compras.

O QUE É E-MAIL MARKETING: COMO ELE FUNCIONA

A estratégia do E-mail Marketing funciona da seguinte forma:

Passo 1: um visitante online assina a sua lista de e-mail via squeeze page ou formulário de captura e, dessa forma, torna-se um lead (consumidor potencial);

Passo 2: se o agora lead lê todas as suas mensagens de e-mail e não lhe abandona, então ele passa a ser um suspect (suspeito de que pode vir a comprar algo);

Passo 3: se o suspect, além de ler seus e-mails ainda visita sua loja, entra em contato com seus vendedores, etc., então ele passa a ser um prospect;

Passo 4: se o prospect, a partir de um e-mail, finaliza uma compra na sua loja virtual, loja física ou outro canal de vendas, então ele passa a ser um cliente;

Passo 5: se o cliente continua a ler seus e-mails e volta para comprar mais vezes, logo ele passa a ser um freguês fidelizado.

Eis aí, em 5 passos, o funcionamento básico do E-mail Marketing.

Transforme visitantes simples em pessoas aptas para fazer ao menos uma compra.
Transforme visitantes simples em pessoas aptas para fazer ao menos uma compra.

Agora, imagine você que este processo seja realizado com 5 mil, 10 mil, 50 mil ou mais de 100 mil assinantes simultâneos.

Neste contexto, quantos visitantes poderiam ser transformados em clientes?

E quantos destes clientes poderiam ser transformados em fregueses fidelizados?

Bem, espero que você esteja conseguindo captar o poder do E-mail Marketing.

Enfim, vejamos em seguida como obter uma boa lista de assinantes.

COMO OBTER UMA LISTA DE ASSINANTES DE E-MAIL

Para obter uma lista de E-mail Marketing, aposte na seguinte estratégia:

• Primeiramente, você cria uma isca digital gratuita (pode ser um e-book)

• Logo depois, você desenvolve um formulário de captura de e-mail ou uma squeeze page (ou ambos)

• Na sequência, você publica a squeeze page com seu formulário e isca

• Posteriormente, você divulga essa squeeze page e/ou o formulário de captura juntamente com a isca grátis para seu público-alvo

• Daí você informa que quem quiser o e-book deve deixar em troca o e-mail (xeque-mate, você vai conseguir vários assinantes com essa estratégia)

Enfim, esta é apenas uma das formas de se conseguir assinantes. Acesse e leia os seguintes artigos sobre este assunto publicados aqui no blog da e-Plus e fique por dentro:

7 formas de obter mais assinantes de e-mail

Como obter os primeiros 10 mil assinantes de e-mail

Pois bem, depois que você tiver uma boa lista, comece a pensar nos tipos de e-mail que poderá enviar para engajar e educar o seu público-alvo.

TIPOS DE E-MAIL

Para educar seus leads e transforma-los em clientes e fregueses por meio do E-mail Marketing, lance mão de mensagens:

• De boas-vindas

• De lançamentos de produtos

• De promoções de produtos com links para as páginas de vendas da loja virtual

• Com avisos de novos conteúdos do seu blog ou canal de vídeos

• De pesquisas sobre a qualidade dos seus serviços

• De pesquisas para identificar lacunas e desejos do seu público-alvo

• De aniversário

• Automatizadas de agradecimentos, Remarketing, pós-vendas, etc.

• Voltadas para alertar leads inativos

• Voltadas para alertar consumidores sobre o abandono de carrinho

Estes, por fim, são apenas alguns exemplos.

E-mail Marketing é uma forma de contatar várias pessoas simultaneamente e automaticamente, o que poupa tempo e agiliza sua comunicação
E-mail Marketing é uma forma de contatar várias pessoas simultaneamente e automaticamente, o que poupa tempo e agiliza sua comunicação

Com a prática, você certamente descobrirá novos tipos de mensagens que poderá enviar à sua base de assinantes.

FERRAMENTAS DE ENVIO DE E-MAIL

Para trabalhar com E-mail Marketing você vai precisar de uma ferramenta de automação, que nada mais é do que um software online que possibilita desenvolver todas as rotinas de divulgação via correio eletrônico.

Dentre as mais populares do mercado posso citar as seguintes:

Mailchimp

• GetResponse

• Infusionsoft

• ActiveCampaign

• AWeber

Além de viabilizar o envio de mensagens em massa, essas ferramentas permitem realizar automatização de processos de E-mail Marketing, integração com CRM, conexão com WordPress, segmentação de público, auto-responder e muito mais.

Vídeo: saiba qual o papel do E-mail Marketing no e-commerce!

CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING

Para criar uma campanha de e-mails você deve prosseguir da seguinte forma:

• Definir os objetivos

• Definir seu público-alvo

• Criar squeeze pages, formulários de captura e iscas digitais, e obter assinantes

• Criar um calendário de conteúdo

• Criar o conteúdo adequado para seus assinantes

• Desenvolver as mensagens automáticas de resposta

• Preparar suas páginas de vendas para receber prospects prontos para comprar

• Realizar os envios de e-mails periodicamente (de acordo com o seu calendário)

• Segmentar seu público-alvo de assinantes conforme gostos e conforme Jornada do Comprador

• Criar conteúdo adequado para cada segmento e realizar os envios

• Criar Remarketing para recuperar os assinantes de e-mails inativos e os carrinhos abandonados

E-mail Marketing é um recurso que possibilita recuperar carrinhos abandonados e fazer clientes que estavam inativos voltarem a comprar
E-mail Marketing é um recurso que possibilita recuperar carrinhos abandonados e fazer clientes que estavam inativos voltarem a comprar

Para tanto, há três opções a se considerar: fazer você mesmo, contratar um gerente de Marketing ou outro profissional capaz de dar conta desta tarefa ou, por fim, terceirizar tudo para uma agência de Marketing Digital.

VANTAGENS DO E-MAIL

Divulgar seus produtos, serviços e marcas via E-mail Marketing pode lhe proporcionar vários benefícios. Com essa estratégia é possível, por exemplo:

• Transformar visitantes despretensiosos em prospects prontos para comprar

• Educar os seus prospects até que eles saibam tudo sobre seus produtos

• Fidelizar clientes ao ponto de fazê-los comprar mais do que uma vez

• Contatar clientes que não compram há algum tempo e fazê-los voltar a comprar

• Realizar campanhas cross-selling e upselling

• Realizar campanhas de Remarketing e recuperar carrinhos abandonados

• Realizar atendimento pós-venda automático

• Felicitar clientes em massa em datas como aniversários, dia de profissões, etc.

• Dar boas-vindas para múltiplos clientes automaticamente

Bem, como se pode notar, o E-mail Marketing é uma ferramenta imprescindível no dia a dia de um comércio, seja ele online (uma loja virtual, por exemplo) ou offline (uma loja física).

Desse modo, sugiro que você conheça a ferramenta e tente usá-la. E você sabe, sempre poderá pedir a nossa ajuda quando tiver dúvidas. =)