Montar e-commerce: 10 coisas que você precisa saber antes de começar

8 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Como ter um comércio eletrônico longevo

Montar e-commerce é uma coisa. Mantê-lo é outra. Domine as duas.
Imagem: @macrovector
Montar e-commerce é uma coisa. Mantê-lo é outra. Domine as duas.
Imagem: @macrovector

Montar e-commerce tem sido um dos empreendimentos mais realizados pelas pessoas neste período de quarentena pelo qual estamos passando devido à crise de Covid-19. Para se ter uma ideia, de acordo com a ABComm, 80 mil novas lojas virtuais podem ter sido criadas desde março de 2020. Todavia, criar é uma coisa, manter é outra.

Neste contexto, ao ser entrevistado recentemente pelo fundador do canal Younik e influenciador digital Fernando Vitolo, eu Tiago Moraes abordei 10 coisas que você precisa saber antes de dar seu pontapé inicial no comércio eletrônico para dessa maneira ter um negócio mais longevo. Confira em seguida!


10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE MONTAR E-COMMERCE

Antes de montar seu e-commerce, saiba que:

01 – Um gerente de e-commerce pode ser necessário

No meu dia a dia na agência e-Plus, costumo brincar com um cliente que tem uma rede de 20 lojas físicas. De vez em quando ele me pergunta:

– Tiago, eu preciso ter um gerente de e-commerce?

– Quantas lojas físicas você tem? – retruco.

– Eu tenho 20.

– Quantos gerentes você tem?

– Tenho 20.

– Então, você precisa de mais um – finalizo.

Enfim, antes de ser eletrônico, o e-commerce é um comércio. Por isso, você precisa saber o que vai vender, para quem, de que maneira, qual será o tamanho do estoque, o tempo de entrega, a forma de pagamento, etc. Muitas dessas tarefas devem ser realizadas diariamente por um gerente.

Obviamente, um e-commerce MEI pode ser operado apenas pelo dono. Entretanto, pequenas e médias empresas como a sua requerem equipes de trabalho. E dentro de uma equipe é sempre bom contar com um gerente ou talvez um analista de e-commerce.

Ademais, além do gerente, se você for realmente um bom comerciante, do tipo que tem a barriga no balcão, que sabe comprar e vender produtos, então nós enquanto agência sem dúvida conseguiremos fazê-lo ter sucesso no e-commerce, pois a parte do eletrônico nós dominamos.

Vídeo: Fernando Vitolo entrevista o CEO da agência e-Plus, Tiago Moraes

02 – Depois que a loja virtual estiver no ar, você terá que divulgá-la

Muitas pessoas acham que depois de montar e-commerce é só ficar esperando que os pedidos vão acontecer. É que a nossa ideia de comércio remete muito ao começo do século passado, quando se construía uma loja física e os consumidores iam até ela.

Só que no e-commerce é como se nós tivéssemos uma loja física que está invisível. Assim, é preciso atrair as pessoas para que elas enxerguem esse e-commerce e as visitas aconteçam. Marcas consolidadas no ambiente físico obtém mais facilidade nesse processo. Muitos milhões já foram investidos em divulgação para construir essa marca. Sendo assim, você precisa seguir o caminho delas e investir em Marketing e, desse modo, começar a consolidar a sua.

No comércio físico muitas vezes um empreendedor paga R$ 1 milhão para montar uma loja. Boa parte deste montante servirá para atrair público para esta loja. No e-commerce, o mesmo empreendedor pode achar R$ 100 mil caro. Além disso, ele tende a pensar que poderá botar os outros R$ 900 mil no bolso e que não precisará investir. Enfim, o maior engano é esquecer-se que além de abrir a loja você precisará pagar para as pessoas a acessarem.

03 – Será necessário trabalhar com o Google e com as redes sociais

Hoje, a maioria das visitas vêm do Google. Muitos internautas também buscam no Youtube, que é considerado o segundo maior portal de pesquisas. As redes sociais, por suas vezes, servem como mídias de apoio.

Nas redes sociais, as pessoas não estão exatamente a fim de comprar, mas de interagir com outras pessoas. Contudo, lá é possível convencê-las a voltarem para a loja virtual. Neste sentido, as redes sociais são muito usadas para Remarketing ou para Branding.

04 – Deve-se separar um orçamento mensal para o Marketing

Quando um cliente fecha uma parceria com a agência e-Plus, ele não tem muita ideia de quanto vai investir. Então, eu lhe ajudo a fazer uma conta. Eu pergunto quanto ele quer faturar, divido pelo Ticket Médio dele e vou chegar ao número de pedidos que ele precisa.

Depois disso, juntos, nós vamos estimar uma taxa de conversão de, por exemplo, 1%. Ou seja, a cada 100 visitas ele vai fazer 1 venda. Aí é só verificar quantas visitas ele precisará para alcançar o faturamento desejado. Multiplico pelo custo por clique do Google e, dessa forma, estipulamos o investimento ou orçamento mensal.

Depois de montar e-commerce, o mais essencial é manter um orçamento mensal para o Marketing. Imagem: @freepik
Depois de montar e-commerce, o mais essencial é manter um orçamento mensal para o Marketing. Imagem: @freepik

05 – É necessário se diferenciar para concorrer

Quando o e-commerce começou no Brasil existia essa ideia de que quando você compra pela internet tudo é mais barato e de que é preciso ter o frete grátis. E para conquistar clientes houve uma corrida do ouro exatamente neste sentido, todos tinham que parcelar, vender com frete grátis e pelo menor preço. Mas no médio e longo prazos isso se provou insustentável.

Mas há outras formas de se diferenciar. O pequeno lojista, por exemplo, consegue se movimentar muito mais rápido, enquanto o grande precisa aprovar muitas decisões. Isto é, é muito burocrático. Então, o pequeno pode mudar com muito mais agilidade e fazer entregas no mesmo dia, por exemplo, entre outras ações.

Além disso, se você tiver uma loja virtual com boa usabilidade, então será possível se sobressair. Aliado a isso é fundamental contar com o Marketing de Performance, que possibilita melhorar continuamente seus resultados.

06 – O crescimento se dá em longo prazo

Os pequenos empreendedores podem começar regionalmente. Ao invés de querer vender no Brasil inteiro, comece a vender só no seu bairro, depois na sua cidade, no seu estado, etc. Cresça aos poucos, gradativamente.

Crie uma experiência incrível com o seu consumidor. Faça o que está ao seu alcance muito bem feito. No Brasil costumamos dizer que o básico bem feito pode dar ótimos resultados.

07 – É preciso ir um pouco além para ter mais resultados

O básico já é bom. Mas se você mantiver uma cultura de excelência, de melhoria contínua na sua empresa, então resultados ainda melhores vão aparecer. Não precisa ir muito além não. Se você for só um pouquinho além, logo já conseguirá ter um capital de reputação muito grande que vai agregar valor no que você oferece e que vai lhe ajudar no médio e no longo prazo.

08 – É boa ideia apostar na longevidade

Sempre parabenizo os meus clientes cujas empresas têm mais de 40 anos. No Brasil, é muito difícil uma empresa chegar aos 10 anos, imagina aos 40. Todavia, seja para os donos de empresas novas ou para as mais antigas eu sempre pergunto se eles pretendem estourar de vender já no primeiro ano, porque se for isso, eu acho que a parceria não vai rolar. Mas se você quiser, com a agência e-Plus, criar os próximos 30, 40 anos da sua empresa, aí estamos juntos.

Há clientes que nos dizem que precisam vender muito em três meses senão vão quebrar. Nestes casos, nós não podemos ajudá-los. Pegar o projeto de um cliente e fazer de qualquer jeito é algo muito perigoso e nós não trabalhamos assim.

Quando começamos a agência e-Plus nós só atendíamos clientes pequenos, mas juntos com eles aprendemos muito. Ao longo do tempo percebemos que existiam algumas premissas básicas que deveriam ser preenchidas para que pudéssemos ter e-commerces de sucesso. Uma dessas premissas é justamente esta aposta nos resultados de longo prazo e na longevidade.

09 – O melhor é trabalhar em equipe

Eu prezo pelo trabalho em equipe. Pegamos clientes e envolvemo-nos com eles completamente. Integramos nossa equipe com a equipe deles. Juntos nós crescemos. Dá gosto ver quando pegamos um cliente com 5 funcionários hoje e dois anos depois ele tem 15.

Agência e-Plus: família reunida e pronta para ajudar a divulgar sua empresa

10 – É bom ter um propósito

Quando criamos 10 novos empregos e esses 10 novos empregos impactam pelo menos 30 pessoas, isso é o que é realmente importante. É um propósito. É por meio do emprego que nós recuperamos a dignidade das pessoas. Se não fosse isso não faria sentido. Só pelo dinheiro não faria sentido.

Antes de começar no e-commerce você precisa ter um propósito. Um algo mais, além do simplesmente ganhar dinheiro. Eu tenho um propósito. Eu tenho o logo a agência e-Plus tatuado no braço para você ter uma ideia. Eu sou maluco desse jeito. Então, é preciso fazer de coração. É saber que vamos errar, teremos problemas, mas que os superaremos no caminho.

Assim que puder clique em “Construção de site e-commerce“. Desse modo, saiba mais sobre a agência e-Plus, que já desenvolveu mais de 300 lojas virtuais para clientes nacionais e internacionais.