O que é L-commerce?

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Uma vertente do comércio tradicional e também do comércio eletrônico

240_F_95071432_1O8BWEIDGtd27ogifnx0aIiCcsDcLtUDO Location Commerce, também chamado de L-commerce, é uma vertente do comércio eletrônico e do comércio tradicional. Ele tem como fundamento a utilização de tecnologias de localização como o GPS, o magnômetro e as torres de celular, entre outras, para objetivos comerciais.

Basicamente, o L-commerce visa localizar a posição geográfica de um consumidor e enviar para ele conteúdos específicos de propaganda com os quais se tentará vender um produto ou serviço que servirá para uso, recebimento ou retirada naquele determinado local.

Não obstante, o L-commerce pode ser empregado tanto no mundo físico quanto no mundo virtual e, às vezes, de forma integrada. Um turista que está passando por uma determinada cidade pode, por exemplo, receber publicidade sobre uma atração como um voo de balão nas proximidades, comprar esse voo em uma loja de experiências online e usufruir dele no mundo físico no dia e hora marcados.

Você, na qualidade de administrador de loja virtual, também pode criar campanhas de links patrocinados para e-commerce com base na localização, seja para vender queijos de alguma região de Minas Gerais ou vinhos de alguma localidade dos estados do Sul do Brasil, entre outros produtos.

O modo como as entregas são feitas também está atrelado ao comércio físico e virtual. Nesse contexto, o L-commerce pode ajudar. Se os consumidores estiverem próximos ao seu Centro de Distribuição, você poderá criar um sistema de entregas via bicicletas, por exemplo, o que reduzirá os seus custos e tornará a sua empresa mais sustentável em aspectos econômicos e ambientais.

Por fim, o L-commerce pode indicar importantes serviços, os quais agregarão mais valor e boa reputação à sua empresa, tais como a exibição de pontos de lojas físicas e pontos de assistência técnica próximos de onde o seu consumidor está no momento.