Otimize o seu e-commerce por meio de um Grupo Focal

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Melhore os seus produtos e a User Experience na sua loja virtual!

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Grupo Focal é o termo que denomina um tipo de pesquisa que se desenrola de forma qualitativa em meio a um grupo de pessoas, as quais são convidadas a refletirem e discutirem sobre um determinado assunto.

No caso do comércio eletrônico, esse grupo de pessoas é formado por visitantes da sua loja virtual ou por consumidores (ou potenciais consumidores) dos produtos que tal loja comercializa.

Funciona da seguinte maneira: o organizador (você, no caso) convida representantes do seu público-alvo para uma reunião que pode ser online ou presencial, na qual o produto (mix de produtos) ou a User Experience (UX) de uma loja virtual possam ser experimentados, usados e imediatamente analisados. Os dados obtidos durante a reunião, por sua vez, devem ser usados para fins de otimização do seu e-commerce.

Um dos problemas desse estilo de pesquisa é conseguir que os participantes compareçam em uma determinada data e hora em um local específico. Por isso, ofereça como incentivo um brinde como pares de ingressos para um jogo de futebol ou de entradas para uma peça de teatro para quem se dispuser a participar.

Durante as sessões de Grupo Focal é recomendável que:

– A reunião seja gravada para que você possa rever tudo com calma;

– Se explique e se documente que as informações da reunião são sigilosas;

– O organizador faça uma apresentação geral do produto ou loja virtual;

– Sejam feitas perguntas para manter a reunião no foco do projeto;

– Os participantes não sejam interrompidos durante suas análises.

Posteriormente, em outra reunião somente com a sua presença e dos colaboradores que tomam decisões na sua empresa, a gravação do Grupo Focal pode ser repassada para que vocês possam analisar coisas como:

– Os argumentos dos participantes acerca do produto ou loja virtual em questão;

– A captação de tendências de todo ou de parte do grupo;

– A influência da comunicação (gestual, corporal, verbal, etc.) dos participantes;

– Os pontos positivos e negativos elencados no processo.

É importante frisar que os dados obtidos a partir de um Grupo Focal não devem ser usados como lei. Ao contrário, eles devem ser confrontados com os dados de outras pesquisas como as do Simulador de Cenários de Negócios e da Buyer Persona. Ao proceder dessa forma, você poderá extrair insights e soluções melhores para a otimização do produto ou loja virtual em foco.