Qualificação de leads: o que é e como fazer?

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Conheça o processo de Inbound Marketing que aumenta as chances dos consumidores se tornarem clientes do seu e-commerce!

Qualificação de leads permite aumentar a eficiência de vendas. Imagem: @vectorjuice
Qualificação de leads permite aumentar a eficiência de vendas. Imagem: @vectorjuice

Em Inbound Marketing, qualificação de leads é um processo que envolve as ações de captar, classificar e preparar leads para assim aumentar as chances deles se tornarem clientes e fregueses da sua empresa. Em outras palavras, a qualificação de leads visa tornar o seu processo de vendas mais eficiente. É uma estratégia que pode ser usada em e-commerces como o seu.

Antes de mais nada, porém, vale dizer que um lead é um consumidor que se cadastrou em um dos seus formulários de captura ou em uma das suas squeeze pages e, desse modo, lhe forneceu dados como o nome e o e-mail. Trata-se, portanto, de um tipo de consumidor especial, que deu um voto de confiança à sua marca e que demonstrou interesse inicial em comprar seu produto.

Enquanto a sua empresa possui poucos leads, até 100, por exemplo, é fácil qualifica-los um por um manualmente. Contudo, na medida em que a lista de leads aumenta, esse processo de torna mais demorado e difícil. Então, é aqui que entram os softwares de automação de Marketing, que permitem qualificar os leads de forma automática.

Aqui na Agência e-Plus, por exemplo, nós usamos o sistema RD Station para qualificar os leads dos nossos clientes do e-commerce. Com esse software é possível captar, classificar e preparar os leads para as compras na sua loja virtual. Continue lendo e saiba mais!

Vídeo: por que o lead é importante?

COMO FAZER A QUALIFICAÇÃO DE LEADS

O primeiro passo para fazer a qualificação de leads é integrar via API um sistema de automação de Marketing como o RD Station à sua plataforma e-commerce. Assim, você poderá realizar as três ações de qualificação de leads que apresento em seguida:

Captação:

Captar é transformar os consumidores que visitam o seu e-commerce em leads. Geralmente, usa-se para isso um formulário de captura de leads. A qualificação começa no momento em que o consumidor se interessa por algo dentro do seu blog de e-commerce ou loja virtual e, desse modo, insere um e-mail no campo do formulário para obter mais informações sobre o tema.

Classificação:

Classificar é segmentar os leads em grupos de pessoas com interesse em comum. O sistema RD Station conta com as ferramentas Lead Scoring e Lead Tracking, que auxiliam nesse processo. Com elas é possível descobrir quais leads estão qualificados para comprar, quais devem ser desqualificados e quais precisam passar por um processo de preparação.

Preparação:

Preparar é educar os leads por meio de fluxos de mensagens automáticas via E-mail Marketing. Em outras palavras, é fazer a nutrição de leads. A nutrição de leads é um processo educativo que permite transformar os leads frios, que ainda não estão qualificados para as compras, em leads aquecidos. Um lead aquecido, enfim, é aquele que está preparado para tomar uma decisão de compra.

Vídeo: conheça o software de automação de Marketing RD Station

Qualificar os leads proporciona sobretudo mais eficiência na conversão de vendas. Esse trabalho pode lhe ajudar a concentrar os seus esforços de vendas nos leads com maior potencial de se tornarem seus clientes. Assim, ao priorizar os leads mais aptos, você economiza o tempo e os recursos do seu e-commerce.

Assim que puder clique em “Como gerar leads” e leia um post complementar!