Reebok reduz custos de chargeback em 88% com a solução VTEX Tuna

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Integração do recurso não requereu nenhuma linha de código

Solução VTEX Tuna otimiza pagamentos na loja virtual da marca de tênis e acessórios esportivos Reebok. Foto meramente ilustrativa gerada por IA: @vecstock
Solução VTEX Tuna otimiza pagamentos na loja virtual da marca de tênis e acessórios esportivos Reebok. Foto meramente ilustrativa gerada por IA: @vecstock

Olá, olá, amigos e amigas do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Aqui estou mais uma vez trazendo um case de sucesso com a tecnologia VTEX. Desta vez eu vou apresentar o projeto de integração do app Tuna à loja virtual da Reebok, que funciona com a plataforma VTEX. Essa integração reduziu drasticamente os custos de chargeback, diminuiu o risco de penalizações das bandeiras de cartões de crédito e melhorou a reputação da Reebok. Saiba mais sobre esse case em seguida! Continue lendo!

  • Assim que puder clique em “O que é VTEX” e leia o nosso artigo no qual explicamos tudo o que você precisa saber sobre esta plataforma e-commerce!

CONHEÇA A MARCA REEBOK

Reebok é uma das maiores marcas de roupas, calçados e acessórios esportivos do mundo. Sua história iniciou-se no distante ano de 1895, na Inglaterra, quando o Joseph William Foster desenvolveu o primeiro tênis com travas spike para atletismo. O modelo fez sucesso por mais de 50 anos.

Já em 1958, os netos de Foster assumiram o negócio e, logo depois, criaram a marca Reebok. Vinte anos adiante, o empresário Paul Fireman passou a distribuir os artigos da Reebok para a América do Norte. E em 1982, o mesmo empresário lançou o tênis de aeróbica Freestyle para mulheres.

Em franco crescimento, a Reebok firmou nos anos 2000 contratos e alianças estratégicas com a National Football League (NFL), National Basketball Association (NBA), Women’s National Basketball Association (WNBA) e National Basketball Development League (NBDL), aumentando a consciência de marca.

No e-commerce, a empresa é cliente da plataforma VTEX de longa data. No entanto, a solução de chargeback que a empresa escolheu vinha gerando altos custos e minando a credibilidade da marca. Assim, para otimizar a performance, os diretores da Reebok resolveram entrar em um novo projeto com a VTEX. 

O PROJETO DA REEBOK COM A VTEX

O projeto da Reebok com a VTEX envolveu, portanto, a migração do sistema antifraude. A empresa abandonou o sistema antigo, pois o nível de chargeback estava muito acima dos limites aceitos pelas bandeiras de cartões de crédito. 

O chargeback, para quem não está por dentro, é o cancelamento de uma compra que teve como método de pagamento um cartão de crédito ou de débito. Quando isso ocorre, o comerciante deve reembolsar o valor para o cliente e, além disso, pode ter que pagar taxas e multas, e sofrer com o descredenciamento de bandeiras.

A antiga solução de antifraude que a Reebok estava usando demorava muito para atuar e para controlar as situações de cancelamento de compras, gerando custos altos. Desse modo, a diretoria da Reebok resolveu integrar uma nova solução à plataforma VTEX, a Tuna.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX!

SOLUÇÕES 

Tuna é uma empresa parceira da VTEX que conta com um aplicativo otimizador de pagamentos. Já a VTEX é uma plataforma headless e, sendo assim, possui o back-end separado do front-end. Com efeito, os apps podem ser integrados à plataforma sem a utilização de códigos. 

Antes da migração, a equipe de desenvolvimento usou o app Tuna para realizar um teste AB de performance. Dividiu-se, então, o tráfego em dois segmentos, um para o app antigo e outro para o Tuna. O teste revelou que o Tuna era muito mais eficiente. 

Na sequência, a equipe realizou a integração do Tuna. A integração se deu via plug-and-play. Dessa maneira, foram necessários apenas alguns cliques para finalizar o processo. Tudo muito prático e rápido, graças à tecnologia headless

RESULTADOS DO PROJETO REEBOK VTEX

Com a integração VTEX Tuna, a Reebok obteve:

  • 88% de redução nos custos de chargeback.

O chargeback caiu para 0,5%, isto é, para dentro dos limites aceitos pelas bandeiras de cartões de crédito. Desse modo, a integração VTEX Tuna diminuiu os custos de chargeback, reduziu os riscos de penalização, melhorou a reputação da Reebok e evitou o descredenciamento de bandeiras de cartões. 

COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM VTEX?

Para implantar um projeto com as tecnologias VTEX recorra à Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada em VTEX desde 2015 e, portanto, tem habilitação para criar, migrar, integrar, implantar, fazer o redesign e gerenciar projetos com essa tecnologia. Além disso, A Agência e-Plus também realiza treinamentos, provê suporte, assessoria e Marketing para lojas VTEX.

Mundialmente reconhecida pelo Quadrante VTEX, a Agência e-plus atua no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países. Você pode contratar a Agência e-Plus a partir de qualquer lugar do planeta. Para fazer isso agora, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro: