SERP features: o que é e como usar no e-commerce?

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Conheça os principais SERP features do Google e do Bing!

SERP Features são recursos de sites buscadores como o Google e Bing, que proporcionam maior destaque para marcas, produtos e conteúdos relevantes. Foto meramente ilustrativa: @rawpixel.com
SERP Features são recursos de sites buscadores como o Google e Bing, que proporcionam maior destaque para marcas, produtos e conteúdos relevantes. Foto meramente ilustrativa: @rawpixel.com

SERP features são recursos que aparecem nas Search Engine Result Pages (Páginas de Resultados do Motor de Buscas), os quais se destacam em meio aos resultados de pesquisas apresentados em sites buscadores como o Google e Bing, por exemplo.

Em outras palavras, os SERP features apresentam informações adicionais, que se sobressaem frente aos resultados comuns das pesquisas em buscadores. Desse modo, eles podem atrair os olhares dos internautas e gerar mais cliques.

É por isso que incluir dados das páginas da sua loja virtual nos SERP features é tão importante. Por meio desses recursos, você sem dúvidas pode aumentar a visibilidade do seu e-commerce nos resultados de pesquisas e, assim, atrair mais visitantes.

Seja como for, praticamente todos os sites buscadores da internet têm os seus SERP features. A título de exemplo, vou apresentar, logo em seguida, alguns dos principais SERP features de dois dos maiores buscadores do mundo, o Google Search e o Bing. Confira!

Entre os principais SERP features do Google posso citar:

  • Snippets: dados baseados no conteúdo do site, os quais aparecem no topo das SERPs;
  • Knowledge Panels: caixas que surgem ao lado das SERPs com informações sobre um tópico;
  • Rich Cards: resultados que podem incluir imagens, vídeos e outros elementos;
  • Local Packs: dados sobre empresas, locais, telefones, horários de funcionamento, etc.;
  • Shopping Results: informações sobre produtos disponíveis para compra.

O Google também trabalha com SERP features como Pesquisas Relacionadas, As Pessoas Também Perguntam, Vídeos, Notícias Principais, Outras Pessoas Também Pesquisaram e Coisas Legais Para Fazer, entre outros. Além disso, o Google conta com SERP Features exclusivos como Live Results, Lens, Jobs, Scholar, Patents e Maps, entre outros. 

PRINCIPAIS SERP FEATURES DO BING

O Bing também tem SERP Features muito interessantes. Ele conta com recursos similares aos do Google, tais como Rich Cards, Local Packs, Shopping, Snippets e Knowledge Panels, por exemplo. E tem, ainda, recursos exclusivos como:

  • Multi-Perspective Answers: mostra vários pontos de vista sobre um tópico;
  • Pop-Ups Informativos: aparecem quando o internauta clica em palavras específicas;
  • Visual Search: identifica objetos a partir de imagens e fornece dados relacionados;
  • Answer Cards: cartões com respostas rápidas para perguntas simples.

Outros SERP features exclusivos do Bing são o Finance Cards, Bing Web Pages e On This Page. Em geral, o Bing enfatiza resultados visuais, mas nem por isso deixa de ter menos qualidade que o seu principal concorrente.

VANTAGENS

Para comerciantes de e-commerce como você, as principais vantagens dos SERP features são:

  • Facilidade para fornecer dados sobre a sua empresa, tais como localização e horário de funcionamento;
  • Praticidade para apresentar produtos do seu catálogo e, dessa maneira, atrair mais visitantes para a sua loja virtual;
  • Oferta de resultados de pesquisa visualmente mais atraentes, que certamente proporcionam mais visibilidade para a sua marca.

Por essas e outras, pode valer muito a pena emplacar sua empresa, sua marca e os seus produtos nos SERP features do Google, do Bing e de quaisquer outros sites de buscas da sua preferência. Eu recomendo!

COMO APROVEITAR ESSES RECURSOS NO E-COMMERCE?

Para emplacar os dados da sua empresa nos SERP features dos sites de buscas é necessário realizar ações de Search Engine Optimization (SEO) como:

  • Criar conteúdo de qualidade e com alta relevância para o seu público;
  • Produzir conteúdo interativo;
  • Escrever no blog respostas concisas para as principais perguntas do seu público-alvo;
  • Usar estruturas de títulos e meta descrições adequadas para cada buscador;
  • Inserir vídeos e imagens no seu conteúdo;
  • Criar páginas de produtos completas para o Shopping.
Vídeo: saiba como usar o SEO para ter mais acessos orgânicos na sua loja virtual (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Fazer isso pode ser muito difícil para comerciantes como você, que já têm um dia a dia muito corrido. Por conta disso, pode ser uma boa ideia contratar a Agência e-Plus para lhe ajudar neste processo. A Agência e-Plus é uma agência de Marketing Digital que fornece serviços de conteúdo e SEO para empresas de e-commerce como a sua.

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