Social signal: o que é e como aumentar

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Sinais sociais podem melhorar a classificação orgânica das páginas da sua loja virtual

Social signal: curtidas e compartilhamentos podem melhorar o SEO do seu e-commerce. Imagem: @rawpixel.com
Social signal: curtidas e compartilhamentos podem melhorar o SEO do seu e-commerce. Imagem: @rawpixel.com

Social signal ou, em Português, sinal social é um termo para as ações feitas na esfera das redes sociais, tais como curtidas, comentários e compartilhamentos, que contribuem para a melhoria da classificação orgânica de uma página em sites de buscas como o Google.

Uma página, neste contexto, é qualquer interface da web que possua uma URL. Pode ser, por exemplo, uma landing page ou uma squeeze page. Também pode ser um blog post ou até mesmo uma página de produto dentro de uma loja virtual como a sua.

De acordo com artigo do estrategista de tecnologia Dario Zadro publicado no Search Engine Journal, os sinais sociais influenciam o SEO, apesar de o Google já ter afirmado que não. Além disso, Zadro informa que eles também podem aumentar a autoridade de domínio de um site.

Para Zadro e outros especialistas do ramo, o aumento dos sinais sociais, sobretudo dos compartilhamentos, indica o quanto o conteúdo de uma URL é valorizado pelo público. Isto é, isso mostra o quanto uma página é genuína e que ela possui conteúdo relevante.

Em outras palavras, quanto mais as pessoas compartilham uma URL, mais importância ela ganha, pois os mecanismos de buscas medem a qualidade de uma URL pela frequência com que esta é vista na web.

SOCIAL SIGNAL: COMO AUMENTAR?

Se os sinais sociais podem melhorar o SEO e a autoridade de domínio, então só nos resta uma opção, que é ampliá-los. Mas como fazer isso? Logo em seguida aponto algumas dicas que você pode começar a usar a partir de agora:

  • Crie conteúdo rico, que as pessoas queiram e se sintam à vontade para compartilhar;
  • Trabalhe com textos, imagens, vídeos, infográficos e outros formatos para gerar mais interesse;
  • Desenvolva páginas de produtos com bastante informação relevante e em vários formatos;
  • Publique conteúdo no seu blog de e-commerce, redes sociais e blogs de terceiros;
  • Publique conteúdo todos os dias para que as pessoas se lembrem da sua marca o tempo todo;
  • Use várias imagens nas suas publicações, pois elas aumentam o engajamento;
  • Use vídeos para dessa forma captar a atenção do público que gosta de conteúdo audiovisual;
  • Faça sorteios que incentivam o compartilhamento de suas páginas;
  • Marque presença em várias redes sociais relevantes e desse modo cubra um público maior.
Vídeo: as redes sociais mais usadas no mundo entre 2003 e 2020

Lembre-se, você pode monitorar o social signal a partir de ferramentas como a Mention, que permite identificar conversas importantes, descobrir quais as tendências do momento e elaborar programas de posts cada vez mais relevantes.

Certifique-se, enfim, de que suas páginas estão prontas para receber o tráfego proveniente das redes sociais. Isto é, elas devem ser capazes de prender a atenção do público, gerar mais compartilhamentos e, é claro, se elas forem páginas de produtos, deverão gerar mais vendas.

Assim que puder clique em “Dicas para manter redes sociais atraentes para e-commerce” e leia um post complementar.