10 tipos de Iscas Digitais para o seu e-commerce

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Produtos que você poderá oferecer gratuitamente em troca do e-mail dos visitantes da sua loja virtual. Estratégia visa a criação de uma lista qualificada de E-mail Marketing para uso em Funil de Vendas.

10 tipos de Iscas Digitais para o seu e-commerce

Em “O que é e qual a utilidade da Isca Digital para seu e-commerce” nós aprendemos que esta ferramenta é o primeiro passo para a transformação de um visitante da sua loja virtual em cliente e, posteriormente, em freguês.

Já no artigo “Como criar uma Isca Digital” descobrimos que o desenvolvimento deste produto requer foco no cliente, escolha do formato, planejamento, produção do conteúdo, qualidade total e divulgação.

Agora, vamos nos concentrar na escolha do formato do produto. A seguir apresento alguns tipos que você poderá optar, de acordo com a natureza do seu negócio digital, com a sua campanha e com o seu orçamento, confira:

– Vídeo

Com uma ou duas câmeras simples e um bom software de edição é possível criar um vídeo de alto valor para seu público e liberar o acesso gratuitamente na web para aqueles que lhe derem um e-mail em troca.

– Webinar

Aplicativos como o Google Hangouts permitem fazer seminários ao vivo na web para grandes grupos de pessoas. Antes da transmissão, porém, abra inscrições e capture e-mails dos interessados via squeeze page.

– Aula

Escolas online aproveitam esse recurso para oferecer a primeira aula de um curso EAD gratuitamente e capturar o e-mail do interessado que, posteriormente, passa a receber atualizações e promoções.

– Podcast

Arquivo de áudio digital que pode ser disponibilizado para ouvintes na web. Pode-se gravar o áudio de apresentações, palestras, treinamentos ou outro conteúdo de interesse para o público da sua loja virtual.

E-book

Livro digital para ser lido em desktops, notebooks, smartphones e tablets. Neste formato é possível inserir conteúdo em texto e imagem, além de links para vídeos, áudios, aplicativos e outros recursos externos.

– Aplicativo

Um aplicativo é um software que resolve um problema específico do público-alvo. Você pode liberar o acesso ao aplicativo em uma página web ou liberar o download grátis para instalação no smartphone, por exemplo.

– Infográfico

Recurso que emprega textos, fotos, gráficos, diagramas, desenhos e outros recursos visuais e escritos para facilitar a compreensão de informações complexas como as de uma pesquisa ou reportagem.

– Planilha

Formulário que auxilia o usuário a organizar atividades e/ou a realizar cálculos em tarefas específicas automaticamente. Assim como o aplicativo, é possível liberar o acesso ou o download grátis.

– Apresentação

Conjunto de slides que resumem uma ideia, os quais são usados para facilitar a compreensão e memorização de um assunto pelo público. Para usar como Isca Digital basta liberar o download ou acesso grátis.

– Pôster

Cartaz com imagens ou dizeres específicos em alta definição. Uma vez baixado da web, pode ser impresso e utilizado para decorar salas, quartos, áreas livres e outros ambientes.

A estratégia de oferecer uma Isca Digital é interessante para lojas virtuais de pequeno e médio porte, pois ajuda na criação de uma lista qualificada de leads (potenciais clientes) para uso no Funil de Vendas.

Grandes lojas virtuais como o Submarino, no entanto, raramente trabalham com Iscas Digitais. Em seu blog e-commerce, o Sonar, nota-se que a empresa apenas apresenta um formulário de cadastro de e-mail sem oferecer nada em troca.Você também poderá fazer isso em sua loja virtual, no futuro, quando ela crescer em tradição e reputação.