O “Padrão F” na diagramação de conteúdo SEO e-commerce

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Importância do design na exposição dos textos da sua loja virtual

4 motivos para usar Google Adwords e SEO no e-commerce

“Padrão F” é o modo como as pessoas leem textos em sites, blogs, lojas virtuais e em outras páginas de conteúdo da internet. Ele é diferente do modo de leitura de materiais impressos.

Quando uma pessoa se dispõe a ler um livro, jornal, revista ou outro material impresso, ela geralmente o faz passando os olhos da esquerda para a direita em um ritmo moderado e constante (sem pular palavras ou frases). Mas na web não é assim.

Na web, na maioria das vezes, a leitura acontece no formato de “F” como comprovam as pesquisas Eyetrack desenvolvidas pelo cientista da computação dinamarquês, Jakob Nielsen, desde 1994.

Como são feitas as pesquisas Eyetrack?

 

Nielsen tem usado tecnologia de ponta (óculos especiais) para mapear as partes da tela mais visualizadas pelas pessoas no momento da web leitura. Ele descobriu que os internautas percorrem o título, em seguida descem os olhos pelo canto esquerdo da página, leem os subtítulos e tópicos no meio e, finalmente, miram o canto esquerdo até o final do texto, em um movimento rápido denominado Padrão F.

As imagens a seguir (feitas pela equipe de Nielsen) expõem como é a leitura em Padrão F da web. As áreas em vermelho são as mais visualizadas:

Sendo o Padrão F o modo de leitura da maioria dos internautas, é importante que a diagramação dos conteúdos SEO das squeeze pages, das landing pages, dos mobile sites, dos blogs e-commerce, entre outros recursos da sua loja virtual, esteja de acordo.

Em outras palavras, você pode criar o conteúdo mais vendedor do mundo (com técnicas de Neuromarketing e/ou com os princípios persuasivos de Cialdini), mas se o seu texto não for diagramado em Padrão F, pouca gente o lerá e, mais do que isso, você não vai conseguir vender tão bem quanto os seus concorrentes que usam o recurso.

Mas como adequar seu texto aos web leitores? Fique de olho aqui no blogue da agência e-commerce E-Plus, pois na próxima semana eu publicarei um texto sobre como diagramar conteúdo SEO em Padrão F. Até lá, amigos!

O “Padrão F” na diagramação de conteúdo SEO e-commerce