Top Five das tendências e-commerce para 2016

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Hoje, o e-commerce brasileiro é o 7º colocado no ranking mundial, mas em 2016 ele será o 4º maior mercado de vendas online, nos dá a conhecer uma pesquisa realizada pela consultoria Translated. Ou seja, vem coisa boa aí!

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Para que você possa aproveitar esse futuro promissor do e-commerce brasileiro, gostaria de apresentar cinco tendências para o próximo ano, nas quais acho importante dedicar mais tempo. Eis o Top Five:

1- Mobile first

Nos carros, nos trens, nos parques, em casa ou nos eventos, as pessoas estão quase todo o tempo com um celular ou smartphone nas mãos. No entanto, a maioria das lojas virtuais ainda é voltada para acesso via notebooks e desktops. A tendência, portanto, é a criação de mobile firsts, isto é, de sites e-commerces pensados primeiramente para as tecnologias móveis.

2- Carteiras digitais nas vendas via mobile sites

Uma das dificuldades de realizar vendas via tecnologias móveis são os modos de pagamento, principalmente no que diz respeito à segurança. Além disso, tem a questão da praticidade, pois, quem paga com boleto, por exemplo, geralmente não tem como fazer uma impressão do documento para levar ao banco. Então, a tendência é a incorporação das chamadas carteiras digitais como PayPal e PagSeguro, entre outras, aos mobile sites para facilitar o pagamento via smartphones e celulares.

3- Fidelização via blog e-commerce

O blog e-commerce será uma ferramenta fundamental na fidelização de consumidores nas pequenas, médias e grandes lojas virtuais. Aliás, as pequenas e médias que quiserem ser grandes devem investir no blog, esta ferramenta com a qual é possível informar, educar, instruir, fidelizar os e-consumidores com qualidade e, de quebra, aumentar a audiência, as visitas e as vendas.

4- Inteligência de vendas

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Agora que as tecnologias e-commerce estão mais robustas e consistentes, os administradores de e-commerces passarão a medir, controlar e usar o volume de dados (que lhes chega por meio das ferramentas de mensuração, pelos simuladores de cenários de negócios e pelas Buyer Personas) para mapear o comportamento dos e-consumidores com mais qualidade e, assim, oferecer um melhor encaixe dos produtos e serviços aos seus desejos e anseios, o que possibilitará vender mais e por um longo tempo.

5- Entrega no mesmo dia

O frete grátis (que era uma tendência nos anos iniciais do e-commerce em que os administradores de lojas virtuais queriam conquistar a freguesia) agora abre espaço para os serviços de entrega rápida. Isto é, vale mais entregar imediatamente, ainda que se cobre uma taxa para isso, do que oferecer um frete grátis e demorar demais para entregar.

Fique de olho, então, nessas tendências e-commerce, tente incorporá-las à sua loja virtual e tome a dianteira para conquistar mais mercado e crescer no próximo ano. Tenha um feliz 2016!