10 dicas para abrir uma loja virtual e fazer sucesso

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Pequenos lembretes para as fases de planejamento e formalização de empresas, escolha da plataforma e desenvolvimento do e-commerce, distribuição, logística, Marketing e otimização

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Aproveite o êxodo digital dos grandes e médios lojistas brasileiros você também. Integre ou mude seu modelo de negócio de uma loja física para uma loja virtual! Aqui proponho algumas dicas para fazê-lo e obter sucesso nesse ramo:

– Faça um planejamento
Ferramentas para planejar e-commerces é o que não faltam. Você pode usar o Business Model Canvas ou um Plano de Negócios, por exemplo.

– Abra sua empresa conforme as leis vigentes
Abrir uma empresa legalmente pode demorar desde 1 a até mais de 100 dias no Brasil. Informe-se sobre como proceder no site do Sebrae.

– Escolha uma plataforma e-commerce
Há muitas plataformas grátis e pagas. Opte por uma que seja escalável e integre sistemas WMS, ERP, CRM, etc., para facilitar a administração.

– Desenvolva uma loja virtual moderna
Recursos como os de compra por impulso como o Smartcheckout, sistemas de pagamento eficientes e promoções são muito importantes.

– Organize sua logística
Você poderá usar sua sala, sua garagem ou um galpão como armazém. Ou, se preferir, poderá fechar parcerias e usar o armazém de terceiros.

– Escolha bons fornecedores e sincronize as reposições
Faça seus fornecedores reporem produtos automaticamente quando o estoque baixar a um determinado limite e tenha, assim, mais agilidade.

– Organize sua distribuição
Tenha uma equipe ou terceirize. Use diferentes modais como caminhões para entregas distantes e bicicletas para entregas mais próximas.

– Invista em Marketing
Se tiver recursos, divulgue nas mídias tradicionais. Já as soluções em Marketing Digital são obrigatórias, principalmente nos períodos de crise.

– Obtenha e analise informações dos consumidores
Softwares integrados à plataforma e-commerce fornecerão uma base de dados comportamentais do consumidor, que deverá ser estudada.

– Otimize constantemente o seu negócio digital
Com base na análise de dados dos seus softwares, otimize usabilidade, credibilidade, segurança e outros itens da sua loja virtual periodicamente.

Um lembrete final: fique sempre atento às preocupações e às motivações dos consumidores. Dê aos seus clientes uma excelente experiência de compra em sua loja virtual (desde o primeiro acesso até o pós-vendas) e eles voltarão!