90% das lojas virtuais brasileiras são pequenas empresas

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Saiba qual o tipo de plataforma e-commerce, os setores de negócios e os canais de atendimento mais usados pelos empreendedores do comércio eletrônico

90% das lojas virtuais brasileiras são pequenas empresas

A 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online produzida pelo Sebrae em parceria com o grupo E-commerce Brasil em junho de 2016 e publicada recentemente demonstra que 90% dos comércios eletrônicos no Brasil são pequenas empresas, as quais podem faturar até R$ 3,6 milhões por ano.

O estudo levou em conta a opinião de 2.781 empreendedores do varejo de todas as regiões do país, dos quais 800 possuem comércios eletrônicos.

Dos pesquisados:
• 45% usam plataforma e-commerce alugada (como a Vtex, por exemplo)
• 32% usam plataforma e-commerce própria
• 14% usam plataforma e-commerce gratuita
• 13% vendem via aplicativo mobile
• 30% atuam no ramo de moda
• 13% atuam no ramo de casa e decoração
• 12% atuam no ramo de informática
• 10% atuam no ramo de beleza
• 9% atuam no ramo de eletrônicos e telefonia
• 7% atuam no ramo de esporte e lazer
• 6% atuam no ramo de saúde e cuidados pessoais
• 5% atuam no ramo de eletrodomésticos
• 4% atuam no ramo automotivo
• 25% tem entre 5 e 9 funcionários
• 16% tem entre 10 e 24 funcionários
• 24% tem 25 ou mais funcionários
• 51% têm lucro
• 28% não têm lucro e nem prejuízo
• 21% têm prejuízo
• 50 pedidos é a média mensal
• 1,5% é a taxa de conversão de vendas
• 34% é a taxa de abandono de carrinho

E, sobre os canais de vendas mais utilizados, dentre os pesquisados:
• 97% usam E-mail Marketing
• 79% usam Facebook
• 62% usam telefone
• 60% usam chat
• 49% usam Whatsapp
• 40% usam Instagram
• 21% usam Twitter
• 20% usam blogue
• 16% usam plataformas online

De praxe, quanto melhor o planejamento e a otimização do e-commerce, maiores são as chances de evitar a falência, de conseguir o retorno do investimento e, consequentemente, de obter lucro.

Use, portanto, ferramentas como o Plano de Negócios e o Business Model Canvas para planejar e recursos como o Mark-up, 3Ps do Marcus Lemonis, Cadeia de Valor e Ciclo de Vida dos Clientes, entre outros, para analisar e otimizar o seu comércio eletrônico, vender mais e entrar para o grupo dos empreendedores lucrativos.