Bing Indexing: o segredo para fazer seu e-commerce aparecer no buscador da Microsoft

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como colocar sua loja virtual no inventário de páginas do Bing!

Bing Indexing (Bing Index) é o inventário de páginas do buscador da Microsoft. Imagem: @pikisuperstar
Bing Indexing (Bing Index) é o inventário de páginas do buscador da Microsoft. Imagem: @pikisuperstar

Bing Indexing ou Bing Index é o nome do inventário de páginas do motor de buscas da Microsoft. Trata-se de uma biblioteca com milhares de conteúdos de autores de todo o mundo. Esse inventário de conteúdos é acionado pelo Bing para fornecer respostas às pesquisas que os internautas fazem em seu campo de buscas. Desse modo, toda vez que um internauta faz uma pesquisa no Bing, o sistema consulta o inventário e lista os conteúdos apropriados por grau de relevância nas chamadas SERPs, sigla inglesa para Página de Resultados do Motor de Buscas.

Efetivamente, só as URLs gravadas no Bing Indexing podem ser apresentadas pelo sistema nas SERPs. Em outras palavras, se as páginas de vendas da sua loja virtual ou dos artigos do seu blog e-commerce não estiverem no inventário, elas nunca aparecerão nos resultados de pesquisas feitas por internautas no buscador. Isso pode ser ruim para os negócios, pois agora que o Bing está reforçado com o ChatGPT, muita gente está usando-o com mais frequência. Por isso, para aproveitar esse novo fluxo e receber mais visitas, o seu e-commerce precisa entrar no inventário do Bing. Mas como fazer com que isso aconteça? É o que eu vou lhe mostrar logo em seguida. Continue lendo!

BING INDEXING: COMO INDEXAR SEU E-COMMERCE NO BING?

Existem basicamente duas estratégias de SEO que permitem indexar as páginas do seu e-commerce no Bing. Você poderá usar tanto uma quanto outra, ou ambas. A primeira delas é a que chamamos de indexação baseada em “pull”. Neste caso, é necessário criar um sitemap com a lista de todas as URLs da sua loja virtual e blog e-commerce e enviá-lo via Bing Webmaster Tools. Isso coloca todas as suas páginas de vendas e de artigos no inventário do Bing.

Vídeo: como usar o SEO para ter mais acessos orgânicos no seu e-commerce?

A outra estratégia para incluir suas URLs no Bing Index é que chamamos de indexação baseada em “push”. Esse tipo de indexação ocorre por meio do protocolo IndexNow. Esse protocolo funciona com a técnica de pinging. Com efeito, ao habilitar o IndexNow, o seu site enviará um ping que alertará o Bing toda vez que uma nova página for publicada, modificada ou excluída. Desse modo, o Bing fará a indexação ou desindexação, conforme a demanda. Além disso, este método permite enviar várias páginas de uma vez via HTTP.

Uma coisa, contudo, é indexar. Outra é fazer com que as suas páginas ranqueiem nas primeiras posições das SERPs. Para um bom ranqueamento é preciso investir na criação de conteúdo rico ancorado em técnicas SEO.

Enfim, para maior esclarecimento sobre o Bing Index e para obter suporte SEO para indexação de páginas neste buscador, peça ajuda para uma agência de SEO como a Agência e-Plus, por exemplo. Aliás, caso queira fazer isso agora, basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa conosco via app mensageiro: