Como começar um negócio online?

7 minutos de leitura
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7 tipos de suportes para vender via internet

Como começar um negócio online: parta do zero ou integre uma loja física à internet
Como começar um negócio online: parta do zero ou integre uma loja física à internet

“Como começar um negócio online” deveria ser uma matéria a ser estudada desde o ensino médio no Brasil. Isso ajudaria o nosso país a formar mais empreendedores(as), o que certamente nos daria mais autonomia para prosperar.

Todavia, enquanto isso não ocorre, você poderá contar com a e-Plus para lhe ajudar em alguns processos. Neste artigo, por exemplo, você ficará sabendo de 7 suportes que poderá usar para vender produtos e/ou serviços a partir da internet. Continue lendo!

Acesse e leia também o post “E-commerce MEI”. Saiba, dessa forma, se vale a pena abrir um pequeno negócio para fugir do desemprego.


COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO ONLINE?

É possível criar um negócio na internet a partir da sua loja física que já existe
É possível criar um negócio na internet a partir da sua loja física que já existe

A primeira coisa que você precisa fazer para começar um negócio online é se inteirar sobre o nicho no qual pretende atuar.

E, mais do que isso, você precisa conhecer as principais estratégias de empreendedorismo.

Recomendo que leia livros e artigos de internet sobre esses temas.

Feito isso, há basicamente duas formas de proceder, são elas:

1 – Partindo do zero:

Desenvolva um Plano de Negócios ou empreenda por meio do método “Startup”. Crie um nome para a sua empresa, produza um logotipo, estabeleça uma Cultura Organizacional. Abra uma empresa formalmente. Depois, use um site corporativo ou loja virtual para vender online.

2 – Via integração:

Caso já tenha um estabelecimento físico como um mercado ou loja com empresa aberta, então poderá pular a fase do empreendedorismo. Basicamente, só será necessário integrar sua loja física com uma loja virtual, uma fanpage ou outro tipo de suporte de vendas online.

Acesse e leia também o nosso post “Artigos sobre e-commerce”. Descubra, então, como e onde se inteirar sobre o setor de comércio eletrônico.


7 SUPORTES PARA FAZER VENDAS ONLINE

Lojas virtuais são o melhor suporte de vendas online na atualidade
Lojas virtuais são o melhor suporte de vendas online na atualidade

Quer tenha partido do zero e aberto uma empresa ou quer já possua uma loja física e agora queira fazer vendas via internet, você poderá utilizar um ou mais destes suportes (clique nos títulos para ler conteúdos mais aprofundados):

1 – Landing page:

Landing page é uma página que agrega argumentos de vendas desenvolvidos com técnicas de persuasão e Neuromarketing.

Esses argumentos, por suas vezes, são intercalados com botões “Comprar” que uma vez clicados conduzem os consumidores para uma página de fechamento-pagamento.

Geralmente, uma landing page é usada para vender infoprodutos como e-books e cursos online, por exemplo.

2 – Site corporativo:

Um site corporativo conta com várias páginas que servem para apresentar uma empresa e também aquilo que esta vende.

Dentre as principais páginas de um site estão:

  • Home: apresentação geral do site
  • Sobre: apresentação da empresa
  • Serviços: mostra de serviços
  • Produtos: mostra de produtos
  • Cases: mostra de clientes
  • Depoimentos: comentários de clientes
  • Contato: telefones, e-mail e endereços

A maioria dos sites corporativos não contam com botões “Comprar”. Por isso, os consumidores não podem fechar uma compra via autoatendimento. Em outras palavras, os consumidores precisam ligar na empresa para negociar e fechar um pedido.

3 – Blog:

Um blog é um sistema de páginas de conteúdo.

Cada uma dessas páginas tem um título diferente e é chamada de post.

O conteúdo de um post pode apresentar um produto ou serviço, ensinar como realizar um procedimento ou informar um evento, entre outras coisas.

A partir de uma página de contato anexa, os leitores desse tipo de mídia podem encontrar telefones e outros meios de comunicação. Desse modo, eles podem encomendar produtos e serviços ao dono do blog.

De fato, no meio online, muitos empreendedores começam com um blog. Só depois é que expandem o negócio para um site ou para uma loja virtual.

Aliás, vale lembrar, temos aqui o artigo “Como montar um e-commerce começando com um blog e-commerce” que aborda justamente este conceito. Dê uma lida quando puder!

4 – Franquia e-commerce:

Você se torna franqueado de uma marca online já existente e assim passa a vender os produtos e serviços dessa marca na sua região via internet.

Nesse caso, o sistema da franquia pode distribuir os pedidos para os sites regionais.

Desse modo, evita-se que alguém que esteja em Manaus compre produtos de um vendedor da mesma marca que esteja localizado em São Paulo e vice-versa, por exemplo.

Como as franquias já possuem uma marca bem estabelecida ou em processo de se tornar uma, você não precisará começar do zero.

Em contrapartida, neste modelo de negócios online o franqueado geralmente paga royalties sobre as vendas ao franqueador.

5 – Fanpages:

Uma fanpage é uma página dentro de uma rede social como o Facebook, Twitter ou Pinterest, por exemplo.

Você pode incluir o nome da sua empresa e logotipo nesse tipo de página, e pode até criar páginas de produtos dentro delas (dependendo da rede social).

Além disso, é possível publicar posts com informações relevantes, exposições de produtos e serviços.

E quando um consumidor quiser fazer uma compra, basta que ele entre em contato com você via telefone ou aplicativo mensageiro.

Este é, enfim, um dos suportes de vendas online mais rudimentares da internet.

6 – Google Meu Negócio:

Google Meu Negócio é uma ferramenta que possibilita que você crie uma ficha com dados da sua empresa, dos seus produtos e dos seus serviços e a apresente na internet.

Essa ficha, por sua vez, é exposta nos resultados de pesquisas feitas no buscador do Google.

Ademais, ela também é apresentada nas pesquisas feitas no Google Maps.

Além da ficha, o Google Meu Negócio possibilita que você crie gratuitamente um site rudimentar para o seu negócio online, entre outros benefícios.

Daí, quando os consumidores acharem sua empresa nos resultados das buscas, eles poderão entrar em contato via telefone ou e-mail e finalizar uma compra.

7 – Site e-commerce:

O site e-commerce, também chamado de loja virtual, é sem dúvida o melhor suporte para vendas de produtos e serviços online.

Ele conta com catálogo de produtos, páginas de produtos com botões “comprar”, sistemas de buscas de produtos, interface de comunicação com o consumidor, carrinho de compras e múltiplos meios de pagamento.

Todos esses recursos são integrados dentro da loja virtual, de modo que um consumidor consegue realizar um autoatendimento e finalizar uma compra sozinho a qualquer hora.

Pois bem, e para montar e gerenciar a sua loja virtual você precisa de uma plataformas de e-commerce.

Hoje, a VTEX, a Linx, a Ciashop e a Rakuten estão entre as melhores plataformas e-commerce do mercado.

Acesse e leia também o post “Marca e-commerce“. Fique sabendo, assim, de 17 pontos chave para construir a sua.


COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO ONLINE: O FINANCIAMENTO

Como começar um negócio online? É necessário planejamento, mas também é preciso ter o capital inicial.
Como começar um negócio online? É necessário planejamento, mas também é preciso ter o capital inicial.

Todo empreendimento online ou offline requer um capital inicial.

Assim, você deve buscar meios para financiar o seu.

Aqui cito duas opções:

1 – Bootstrap:

Você financia tudo com o seu próprio dinheiro.

Use, por exemplo, as suas economias ou aquilo que recebeu ou receberá da sua rescisão contratual de trabalho.

2 – Investidores:

Você convence uma instituição ou alguém a investir no seu projeto.

O problema aqui é que se o negócio der errado, o investidor deverá ser ressarcido.

Por outro lado, se tudo der certo, o investidor ficará com boa parte dos lucros para ele.

Saiba, porém, que a maioria das pessoas que abrem uma loja virtual no Brasil começa com apenas R$ 1 mil de investimento. Não é grande coisa. Então, acho que vale a pena tentar começar até com um pouco mais do que isso. E você, o que acha?

Acesse e leia também o post “Como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos“.