Como montar uma papelaria online?

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10 dicas para você iniciar um negócio neste ramo

Uma dica de como montar uma papelaria online é trabalhar com a chamada Long Tail
Uma dica de como montar uma papelaria online é trabalhar com a chamada Long Tail

Agora, sim! Chegou a hora de você aprender como montar uma papelaria online.

E há, de fato, muitas maneiras de se fazer isso.

É possível, por exemplo, vender artigos de papelaria por meio de um site corporativo, de um blog ou até mesmo de uma página no Facebook, entre outras alternativas.

Todavia, a melhor opção de verdade – seja no varejo ou no atacado – é abrir uma loja virtual.

Uma loja virtual conta com uma estrutura com catálogo de produtos, páginas de produtos, carrinho de compras, sistema de buscas, interface de comunicação com o consumidor e múltiplos meios de pagamento, o que facilita bastante o comércio nesse setor.

Então, adiante, confira 10 dicas para montar a sua papelaria online com loja virtual!

Acesse e leia também o nosso post “Loja virtual de material escolar”. Aprenda, desse modo, a criar um negócio e-commerce nessa área.


COMO MONTAR UMA PAPELARIA ONLINE COM LOJA VIRTUAL?

Crie um nome simples, usual e fácil de lembrar para a sua papelaria online
Crie um nome simples, usual e fácil de lembrar para a sua papelaria online

Reuni a equipe da agência e-Plus, que recentemente produziu o site e-commerce da Jandaia (uma das maiores papelarias do Brasil), e perguntei: Como montar uma papelaria online com loja virtual? Pois bem, depois disso, eu que não sou bobo anotei tudo o que eles disseram.

Assim, de acordo com o e-Plus team, para abrir uma papelaria e-commerce você deve:

1 – Planejar:

Faça um planejamento completo. Defina como será o Marketing, a logística, a contabilidade e as rotinas administrativas. Encontre bons fornecedores. Abra uma empresa! A maioria começa como MEI, mas se tiver um pouco mais para investir, poderá começar como Microempresa.

O jeito mais comum de planejar é por meio do Plano de Negócios. Com ele é possível colocar tudo no papel antes de começar a implantar. Mas, se preferir, poderá usar o método “Startup e-commerce” com o qual planejamento e implantação ocorrem simultaneamente.

2 – Diferenciar:

Mais do que uma loja virtual, você precisa contar com uma marca e-commerce forte. Uma que lhe diferencie das outras mais de 30 mil papelarias existentes no Brasil. Então, capriche na hora de desenvolver isso.

Comece estabelecendo um nome curto, simples, inédito e fácil de lembrar. Leia o nosso post “Nomes para lojas virtuais” e saiba como fazer isso. Trabalhe também o logotipo, as cores, a Cultura Organizacional, etc. Além disso, tenha um Design e-commerce exclusivo!

3 – Implantar:

A coisa mais importante na hora de implantar a sua papelaria online em uma loja virtual é a plataforma e-commerce. Com ela é possível desenvolver o Design, as páginas de produtos, as funções de pagamento e outros recursos.

Como você vai montar uma papelaria online, logo você terá que trabalhar com uma longa lista de produtos. Isso, por sua vez, requer uma plataforma e-commerce robusta como a VTEX, que é capaz de suportar múltiplos clientes ao mesmo tempo e é ótima para sustentar o crescimento.

4 – Incrementar:

Mesmo depois de pronto, o seu site e-commerce não é imutável. Você poderá incrementá-lo com os chamados aplicativos para lojas virtuais. Esses apps podem ampliar as formas de pagamento, melhorar a segurança, otimizar a logística, etc., do seu negócio.

Você pode instalar apps padronizados prontos com funções diversas à sua papelaria online. Alguns deles são pagos e outros são gratuitos. Ademais, se precisar, poderá desenvolver os seus próprios aplicativos exclusivos. Aliás, é possível fazer isso via VTEX IO.

5 – Diversificar:

Como dito, uma papelaria online requer uma longa lista de produtos, o que em negócios é chamada de Long Tail. Você precisará vender cadernos, canetas, lápis, agendas, folhas diversas, etc. Só que, para sobreviver, terá que ir além disso. Ou seja, vai ser preciso diversificar.

Assim, além de artigos de papelaria, venda também produtos para pintores e desenhistas, por exemplo. E mais, comercialize artigos de informática, materiais de escritório, brinquedos, jogos, livros, revistas, etc.

6 – Divulgar:

Nenhum consumidor ficará sabendo da existência da loja virtual da sua papelaria, a menos que você divulgue. E quando o assunto é Marketing Digital no Brasil, as grandes empresas investem apenas R$ 3.500,00 mensais em divulgação. Ora, isso certamente é uma grande oportunidade.

Explico: se a média de investimento é assim tão baixa, isso significa que se a sua papelaria investir um pouquinho mais em Marketing, ela obterá maior destaque no meio online do que boa parte das grandes empresas de e-commerce. Pense nisso!

7 – Potencializar:

Papelarias vendem muito bem na época do retorno às aulas, isto é, no início e no meio do ano. Em contrapartida, nos demais períodos, elas ficam meio que à deriva. Por isso, é preciso potencializar o seu negócio, ou seja, criar novos períodos de compras.

Para tanto, ocupe-se de fazer promoções mensais ou semanais, as quais relacionem datas e-commerce e datas profissionais à sua loja virtual e aos seus produtos. O Carnaval, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, a Black Friday, tudo pode virar uma campanha.

8 – Integrar:

Integrar é unir os estoques, os serviços e os procedimentos dos seus diferentes canais de vendas. Em outras palavras, é necessário vincular sua loja virtual à sua loja física, ao seu site corporativo, ao seu blog, à sua pop up store, à sua guide shop, à sua pick up store, etc.

Os recursos que você deverá usar para fazer essas integrações são chamados de “ferramentas omnichannel”. Por meio dessas ferramentas pode-se melhorar a experiência de compras dos seus clientes, gerar mais fidelização e mais vendas.

9 – Automatizar:

No e-commerce e no Marketing Digital é possível automatizar processos manuais de modo que estes passam a ser realizados sem a interferência humana. Dessa maneira, reduzem-se os custos e o capital humano passa a ser utilizado em tarefas que requerem mais criatividade.

Enfim, dada a imensa quantidade de produtos de sua papelaria online, você terá que se esforçar para automatizar todos os processos que puder. Isso inclui automatizar coisas como o chat e-commerce, o E-mail Marketing, os links patrocinados, as rotinas administrativas, etc.

10 – Inovar:

Não pare no tempo depois de desenvolver e lançar sua loja virtual. Ao contrário, fique sempre atento às novidades tecnológicas e aos novos procedimentos de trabalho do setor de papelaria e de comércio eletrônico.

Use a já mencionada metodologia “startup” para experimentar inovações. Desse modo, você testa as inovações em pequenos lotes. Se elas não funcionarem, aí tem-se poucas perdas e muito aprendizado. E se elas funcionarem, aí amplia-se a sua aplicação para públicos maiores. Capiti?

Acesse e leia também o post “Loja de artigos de carnaval“. Obtenha, dessa forma, dicas para planejar, implantar, divulgar e vender produtos neste modelo de varejo online.


SUPORTE DA AGÊNCIA E-PLUS

Na hora de desenvolver seu site e-commerce obtenha suporte de uma agência especializada
Na hora de desenvolver seu site e-commerce obtenha suporte de uma agência especializada

Saber como montar uma papelaria online é uma coisa. Outra coisa é implantar a loja virtual. Decerto, você precisará realizar parcerias para levar a cabo este projeto. Neste aspecto você poderá contar com a equipe e-Plus, que desde 2013 já produziu mais de 300 sites de e-commerce nacionais e internacionais.

Aliás, você poderá entrar em contato com a Agência e-Plus via WhatsApp. Para tanto, é só clicar no botão em seguida a partir do seu smartphone. Que tal conversarmos sobre a implantação da sua papelaria online agora mesmo?