Mapeamento de Jornada: como se antecipar ao comportamento dos consumidores

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Conheça ferramentas que podem ajudar a visualizar as pegadas dos compradores da sua loja!

O Mapeamento de Jornada permite entender como o consumidor se comporta e, com base nisso, atingi-lo com a melhor publicidade na hora certa. Imagem: @vectorpouch
O Mapeamento de Jornada permite entender como o consumidor se comporta e, com base nisso, atingi-lo com a melhor publicidade na hora certa. Imagem: @vectorpouch

No comércio eletrônico, o Mapeamento de Jornada é um conjunto de informações que expõem as pegadas digitais, isto é, o caminho que os consumidores fazem desde quando estão procurando uma solução para um problema específico até encontrarem e comprarem na sua loja virtual o produto que pode solucionar tal problema.

Assim como um aplicativo de GPS permite descobrir e expor em um gráfico onde uma pessoa esteve ao longo do tempo, o Mapeamento de Jornada permite fazer o mesmo, mas em relação aos dados de interação com a sua marca. Isto é, por meio desse recurso é possível ver, por exemplo, que um visitante entrou no seu blog e leu um conteúdo sobre smartphones. Na sequência, ele foi à sua loja virtual, mas não comprou nada. Posteriormente, recebeu um e-mail seu que o fez voltar à loja e concluir a compra de um smartphone.

Com efeito, mais do que apenas lhe permitir visualizar os passos digitais dos consumidores, o Mapeamento de Jornada pode orientar a sua publicidade. Em outras palavras, esse recurso possibilita que você envie a publicidade certa, na hora certa, para o consumidor certo, o que aumentará as chances de concluir mais vendas online.

FERRAMENTAS PARA MAPEAMENTO DE JORNADA

Existem muitas ferramentas para Mapeamento de Jornada, entre elas, a Lead Scoring. Por meio de um sistema de pontuação, esta ferramenta permite identificar quais leads (contatos) da sua loja virtual estão mais próximos de fazer uma compra. 

A Lead Scoring confere notas alfanuméricas para cada consumidor a cada vez que um deles interage com a sua marca. Desse modo, ela avalia o quão interessado cada consumidor está em fazer uma compra. Assim, você pode enviar um tipo de publicidade educativa para consumidores com baixo interesse (leads frios), e outro tipo de publicidade mais persuasiva para consumidores com alto interesse (leads quentes). Enfim, essa segmentação abre para você a oportunidade de nutrir e preparar os leads frios, e empurrar os leads quentes para as compras com eficiência.

Outra ferramenta muito interessante para fins de Mapeamento de Jornada é o Lead Tracking. Com esse recurso você pode monitorar as visitas que os consumidores fazem nos seus sites de e-commerce. Desse modo, é possível descobrir quando, como e por que eles acessam as páginas de vendas da sua loja virtual ou do seu blog de e-commerce. Isso pode lhe ajudar a entender o comportamento de cada consumidor e oferecer para eles as melhores soluções do jeito certo e no timing correto.

Você pode ter acesso aos recursos de Lead Scoring e Lead Tracking por meio de softwares de Automação de Marketing como o RD Station Marketing e o E-goi, por exemplo. É possível integrar esses sistemas com a sua plataforma e-commerce e assim obter um Mapeamento de Jornada perfeito.

Vídeo: conheça as etapas da Jornada do Cliente!

COMO IMPLEMENTAR O RECURSO NO SEU E-COMMERCE?

Para implementar software como o RD Station Marketing e E-goi, que possuem recursos de Mapeamento de Jornada, recorra às agências parceiras. A Agência e-Plus, por exemplo, é parceira tanto da RD quanto da E-goi e atende empresas de e-commerce no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países. Para saber mais, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro: