O que é automação de E-mail Marketing no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

O jeito certo de enviar e-mails para os consumidores da sua loja virtual e de fazer mais vendas e obter mais faturamento com isso!

Concept of teamwork building working system of cogwheels

Automação de E-mail Marketing é um processo que tem como finalidade o uso de scripts (roteiros) para o envio do e-mail certo, na hora certa para o lead ou cliente certo, o que culmina em maior quantidade de vendas e de faturamento.

No E-mail Marketing é muito fácil gerenciar listas pequenas com 100, 500 ou 1.000 e-mails. As dificuldades começam a aparecer quando as listas ficam grandes demais, o que torna processos de classificação e personalização manuais muito demorados.

Vídeo: saiba mais sobre automação de Marketing!

Daí a importância da automação de E-mail Marketing, a qual é realizada por um software programado como já disse por scripts que segmentam, customizam e enviam os e-mails na medida certa.

Uma vez programados com scripts, esse softwares podem fazer a:

 – Segmentação por squeeze page:

Você pode criar várias squeeze pages com motivos diferentes como uma para quem curte DVDs do Wando e outra para quem gosta de filmes do Chuck Norris, por exemplo. O software vai gerar uma lista de cada e enviar conteúdo correlato e personalizado para as pessoas de cada uma dessas listas.

 – Segmentação por etapa no Funil de Vendas:

Na sua loja virtual, os consumidores passam por um Funil de Vendas que os transformam de simples visitantes em leads, suspects, prospects, clientes e fregueses. O software de E-mail Marketing separa os consumidores por fase e lhes envia conteúdos personalizados, o que aumenta as chances de vendas.

 – Nutrição de leads por etapa da Jornada de Compra:

Um software pode lhe ajudar a identificar em qual etapa da Jornada de Compra e do Ciclo de Vida do Consumidor cada um dos seus clientes está e, assim, lhes enviar conteúdo apropriado. Quem já adquiriu os DVDs do Wando, por exemplo, poderá se interessar pelos livros que contarão a sua biografia. O software fará a nutrição desses leads com conteúdo apropriado até que estes comprem a biografia do cantor.

 – Realizar reenvios de e-mails:

Por inúmeros motivos, os e-mails podem não chegar às caixas dos consumidores ou mesmo não serem lidos por eles. Nesses casos, um script pode fazer com que o software reenvie determinados e-mails automaticamente até que estes sejam abertos e lidos e, consequentemente, gerem interações e conversões de vendas.

Vídeo: 7 vantagens da automação de Marketing

Em resumo, o software separa, personaliza e comunica cada assinante do seu E-mail Marketing de forma automática e personalizada. Dessa forma, você pode trabalhar com listas com 5.000, 10.000 ou até 100.000 ou mais com mais rapidez, facilidade e eficácia. É disso que se trata a automação de E-mail Marketing no e-commerce.