O que é CRO?

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Conceito diz respeito à ferramentas que podem gerar análises, insights e melhorias contínuas para o seu e-commerce

O que é CRO? É um conjunto de ferramentas que visam aumentar a taxa de conversão com o mesmo número de visitantes em um site, que por sua vez pode ser um site e-commerce. Imagem: @freepik
O que é CRO? É um conjunto de ferramentas que visam aumentar a taxa de conversão com o mesmo número de visitantes em um site, que por sua vez pode ser um site e-commerce. Imagem: @freepik

Você sabe o que é CRO? É a sigla inglesa para Conversion Rate Optimization. Em Língua Portuguesa isso significa “Otimização da Taxa de Conversão”. É um conceito para multi ferramentas voltadas à captação de dados, análise de informações e obtenção de insights.

Com elas é possível melhorar páginas da web e assim aumentar a conversão das mesmas. Dentre essas webpages estão, por exemplo, as páginas de vendas de lojas virtuais como a sua.

As ferramentas de CRO são comuns no dia a dia de trabalho de uma agência de performance como a e-Plus. Esse tipo de agência faz uso dos recursos de CRO para analisar campanhas de Marketing, comportamento do consumidor e a usabilidade de sites de vendas, tendo em vista aumentar a conversão de leads (assinantes) e também de clientes e de fregueses.

Conheça, em seguida, algumas dessas multi ferramentas e suas vantagens.

Assim que puder clique também em “Análise de dados e CRO” e conheça o serviço de CRO fornecido pela agência e-Plus.

MULTI RECURSOS CRO

Agora que você já sabe o que é CRO, que tal conhecer algumas de suas ferramentas? O CRO é baseado no tripé:

01 – Testes

Aqui empregam-se ferramentas como as de Teste A/B e mapas de calor (vide Hotjar). Usa-se ainda a navegação por vídeo e os recursos do Google Analytics. É possível usar também recursos para analisar velocidade como o Page Speed Insights, entre vários outros.

02 – Insights

Além de testar é preciso descobrir oportunidades. Em outras palavras, é importante “encontrar” insights. Então, deve-se relacionar dados de testes até achar “brechas” para otimizações nas conversões. Usam-se, assim, tabelas e recursos para cruzamento de dados.

03 – Melhorias

Com dados minerados e com o ouro separado do cascalho, inicia-se a fase de lapidação. Em CRO, lapidar é melhorar uma página para que ela possa aumentar a sua taxa de conversão. Uma plataforma e-commerce com CMS 100% editável é fundamental nesse processo. Além disso, também é necessário usar KPIs (metas de desempenho que devem ser superadas).

Vídeo: Hotjar é uma ferramenta de análise de comportamento de usuários que pode ser útil em CRO (ative a legenda e a tradução para o Português nos controles do player)

Como se pode observar, depois que uma página de vendas passa por um processo de CRO como o fornecido pela agência e-Plus, a tendência é que essa página aumente sua taxa de conversão de vendas ou de assinantes.

VANTAGENS DO CRO

Ao aplicar as ferramentas CRO nas páginas do seu comércio eletrônico você obtém vantagens como:

  • Mais facilidade para entender o comportamento dos consumidores;
  • Mais facilidade para melhorar sua loja online de acordo com as preferências dos consumidores;
  • Maior poder para melhorar a experiência de compra dos consumidores, clientes e fregueses;
  • Mais praticidade para converter vendas e leads para o seu negócio.
Vídeo: saiba mais sobre CRO no e-commerce
Vídeo: saiba qual a relação entre CRO e UX

No fim das contas, ao aplicar todos os dias os recursos CRO ao seu comércio eletrônico você gera uma rotina de testes, insights e melhorias contínuas. Dessa maneira, o seu negócio online poderá fazer mais vendas com o mesmo número de visitantes, crescer gradativamente e fazer muito sucesso mais rapidamente.

Acesse e leia também o nosso artigo “Testes de usabilidade”. Fique sabendo, dessa forma, como melhorar o layout e assim gerar mais vendas na sua loja virtual.