Page Experience: UX é novo fator de ranqueamento no Google

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Nova atualização da engine de buscas pune páginas que são pouco acessíveis

Page Experience põe a UX entre as boas práticas de ranqueamento no Google. Imagem: @vector_corp
Page Experience põe a UX entre as boas práticas de ranqueamento no Google. Imagem: @vector_corp

Em maio de 2021 vai entrar em vigor a Page Experience, a mais nova atualização do algoritmo do Google. Desta vez, a “User Experience (UX)” ou, em Português, “Experiência do Usuário” entra em cena como um fator de ranqueamento de web pages na engine de buscas.

Antes porém de lhe mostrar o que é a Page Experience, vale dizer o que é a UX no contexto dos sites de e-commerce. Ela se refere ao modo com que um usuário acessa uma web page. Quanto mais fácil ele puder fazer isso, melhor.

Desse modo, com a Page Experience, o Google vai pôr em evidência as páginas com melhor UX. Isso significa dizer que as web pages com UX ruim vão cair muitas posições nos rankings de buscas. Sendo assim, é boa ideia otimizar tudo na sua loja virtual o quanto antes puder.

Pois então conheça neste post alguns detalhes sobre a atualização de algoritmo Page Experience. Saiba sobretudo quais são os pontos que deverá cuidar para manter a sua loja virtual com uma boa UX. Descubra, enfim, como começar a otimizar as páginas da sua loja virtual!

Vídeo: o que é algoritmo

GOOGLE PAGE EXPERIENCE: A UX COMO FATOR DE RANQUEAMENTO

Como dito, com a Google Page Experience a experiência do usuário passa a influenciar a classificação das web pages no motor de buscas. Neste novo cenário, para que as suas páginas sejam melhor classificadas é importante melhorar nelas aspectos como estes:

Velocidade de carregamento

O ideal é que o tempo para carregar uma página seja menor do que 2,5 segundos. Mais do que isso já compromete a UX.

Interatividade das páginas

O tempo que uma página leva para responder a uma ação de um usuário deve ficar abaixo de 100 milissegundos.

Acessibilidade das páginas

A engine de buscas vai ranquear melhor as web pages que não têm anúncios intrusivos. Então, evite os anúncios que impedem o usuário de acessar o que precisam.

Estabilidade das páginas

Agora, itens como botões não podem saltar ou trocar de posição na tela. Com efeito, se isso ocorrer, a página perde pontos de UX.

Responsividade mobile

Para ter uma boa UX, um site deve se adaptar aos vários formatos e tamanhos de telas.

Segurança das páginas

É bom que o site possua protocolo HTTPs. Além disso, ele deve estar limpo no que diz respeito a malwares, vírus, phishing e outros problemas que geram insegurança para o usuário.

Uma web page mais ágil oferece melhor UX. Imagem: @stories
Uma web page mais ágil oferece melhor UX. Imagem: @stories

COMO ADEQUAR SUA LOJA VIRTUAL À PAGE EXPERIENCE

O primeiro passo para adequar a sua loja virtual à atualização Page Experiente é entender o que há de errado com ela em termos de UX. Para fazer isso, use recursos como:

  • Core Web Vitals: uma extensão Chrome que fornece feedback sobre as métricas de carregamento, interatividade e estabilidade;
  • Lighthouse: uma extensão Chrome para auditoria de páginas e aplicações;
  • Page Speed Insights: ferramenta que analisa a velocidade das páginas web em todos os dispositivos.
Vídeo: conheça a relação entre CRO e UX

Logo depois de passar as páginas da sua loja virtual pela auditoria dessas ferramentas você terá acesso a relatórios com recomendações para mudanças. Otimize o que puder e contrate uma agência de performance para fazer as melhorias mais profundas.

Assim que puder clique em “Atualizações do Google” e conheça as principais delas desde 1998.