Pilares do Inbound Marketing: conheça os fundamentos para uma estratégia de conteúdo

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Os quatro Pilares do Inbound Marketing são, na ordem: atrair, converter, relacionar e encantar. Imagens: @ibrandify, @flaticon-1, @flaticon-2, @flaticon-3, @flaticon-4
Os quatro Pilares do Inbound Marketing são, na ordem: atrair, converter, relacionar e encantar. Imagens: @ibrandify, @flaticon-1, @flaticon-2, @flaticon-3, @flaticon-4

“Pilares do Inbound Marketing” é o nome dado aos quatro impulsos denominados “atrair”, “converter”, “relacionar” e “encantar” de uma estratégia de Inbound Marketing, os quais servem para fazer com que os consumidores que estão pesquisando uma solução para um problema na internet encontrem o conteúdo do seu e-commerce e, posteriormente, engagem-se com a sua marca e façam uma ou várias compras. Saiba mais sobre isso logo em seguida!

CONHEÇA OS PILARES DO INBOUND MARKETING

Como dito, são quatro os Pilares do Inbound Marketing:

1 – Atrair

Não se pode vender nada em um e-commerce sem antes atrair as pessoas. Com efeito, o pilar “atrair” do Inbound Marketing se refere justamente a isso. Você deve atrair visitantes para seu blog, canal de vídeos e loja virtual, por exemplo, usando conteúdos ricos. Esse tipo de conteúdo, que será encontrado pelos internautas sobretudo em buscadores como o Google, deve conscientizar os consumidores de que eles têm um problema e que o seu e-commerce tem produtos que podem resolvê-lo.

2 – Converter

Logo depois de atrair consumidores, entra em cena mais um dos Pilares do Inbound Marketing, o “converter”. Ou seja, neste ponto deve-se converter os visitantes novos em leads. Um lead é um contato, isto é, alguém que lhe forneceu o e-mail para fins de E-mail Marketing.  Para que os visitantes se sintam tentados a se transformarem em leads, você precisa oferecer para eles um conteúdo mais elaborado e aprofundado, capaz de solucionar a maior parte de suas dúvidas sobre o problema e possíveis soluções.

3 – Relacionar

O pilar “relacionar” se refere a separar os leads por interesses, o que é feito por meio de segmentação e Lead Scoring. Além disso, este pilar do Inbound Marketing também se refere a educar os leads até que eles se sintam à vontade para comprar. Esse processo educativo, que é chamado de Nutrição de Leads, consiste em enviar e-mails personalizados para grupos de leads com os mesmos interesses.

4 – Encantar

O último pilar do Inbound Marketing é o chamado “encantar”. É hora de encantar os leads e levá-los à decisão de compra. Após passar pelo processo de nutrição, a maioria dos leads já está apta para comprar, bastando apenas dar um “empurrãozinho” para que isso ocorra. Este empurrãozinho deve ser dado por meio de conteúdo altamente persuasivo, tendo em vista transformar os leads em clientes.

Vídeo: saiba como criar um projeto de Inbound Marketing para o seu e-commerce!

COMO USAR OS PILARES DO INBOUND MARKETING NO E-COMMERCE

Para aplicar os Pilares do Inbound Marketing no e-commerce é importante recorrer a ferramentas de Inbound Marketing como a RD Station e a E-goi, por exemplo. Essas plataformas contam com recursos de tracking de e-commerce, lead scoring e automação, que permitem nutrir, segmentar e processar leads, transformando-os em clientes da sua loja virtual.

Para colocar em prática os Pilares do Inbound Marketing com estas plataformas é preciso ter uma equipe ou contar com a ajuda de uma agência parceira. A Agência e-Plus, por exemplo, é parceira tanto da RD Station quanto da E-goi e atende empresas e-commerce no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e outros países da América e Europa. Enfim, para conversar com a Agência e-Plus sobre o seu projeto de Inbound Marketing clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro: