Qual a rotina de um gerente e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça algumas atividades do profissional responsável por administrar lojas virtuais

Gerente E-commerceGerente e-commerce é o nome do profissional que administra um negócio online, o qual pode ser uma loja virtual ou um marketplace, por exemplo, com o objetivo de satisfazer os consumidores, aumentar as vendas e ampliar os lucros do negócio.

As atividades de administração de um gerente e-commerce, no entanto, não são nada padronizadas. As funções são muito diferentes dependendo do tamanho da loja virtual, da equipe (se houver uma), da área de atuação (regional, municipal, estadual, nacional e/ou internacional).

Seja como for, é rotina para um gerente e-commerce realizar as seguintes tarefas:

Administrar o negócio desenvolvido pelo empreendedor e-commerce:
O empreendedor cria um negócio a partir do nada. Ele desenvolve os princípios da Cultura Organizacional (Missão, Visão, Valores), cria a estrutura (loja virtual), implanta os sistemas essenciais. Depois disso, entra em cena o gerente e-commerce, que vai gerir ao longo do tempo os funcionários, os sistemas, os procedimentos para que estes façam a empresa crescer e gerar lucro.

Ações de análise do BigData:
Em sua gestão, o gerente deverá captar e analisar dados de pesquisas de mercado, estatísticas de vendas (internas e externas), números dos softwares ERP, WMS, CRM e Google Analytics, entre outros, e usar essas informações para tomar decisões diariamente.

Ações de Marketing Digital:
É função do gerente cuidar das campanhas de links patrocinados para e-commerce, E-mail Marketing para e-commerce, SEO, comparadores de preços, etc. Em empresas grandes, ele poderá contar com a ajuda de uma equipe.

Otimização da Customer Experience (CX):
O gerente deve monitorar e aperfeiçoar todos os canais de contato da empresa de e-commerce com os leads, suspects, prospects, clientes e fregueses.

Otimização da User Experience (UX):
Ele precisa otimizar os aspectos que envolvem a usabilidade da loja virtual e dos produtos que são comercializados dentro dela a fim de melhorar a experiência do usuário e fazer com que este volte e compre mais vezes.

Otimização da cadeia de valor:
O gerente e-commerce deve analisar periodicamente a sua cadeia de valor com a finalidade aperfeiçoar procedimentos, eliminar desperdícios e, assim, melhorar a performance do negócio como um todo.

Tocar o Planejamento Estratégico (PE):
O PE é um documento que decorre da Visão da empresa. Se a Visão for “queremos nos tornar a maior loja virtual de bolachas do Brasil até 2020”, o PE terá metas diárias para fazer com que essa Visão se torne realidade. É função do gerente e-commerce fazer com que essas metas sejam batidas dia após dia.

Como se pode observar, não são poucas as atividades de um gerente e-commerce. Por isso, esse profissional deve se preparar muito bem para o mercado por meio de cursos de gestão como os aplicados pela ComSchool.