Watch Party: use esse recurso do Facebook em prol do seu e-commerce

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Aumente o engajamento dos públicos dos grupos e fanpages da sua loja virtual

Logotipo do Facebook Watch Party
Logotipo do Facebook Watch Party

Watch Party é um recurso que viabiliza a reprodução de vídeos pré-gravados e/ou ao vivo para os participantes e fãs dos grupos e fanpages do Facebook, os quais podem interagir entre si e comentar o que estão assistindo em tempo real como se estivessem todos em uma sala.

Basicamente, em uma transmissão Watch Party é possível que:

  • Você crie e transmita uma playlist de vídeos em tempo real
  • Fãs / consumidores de várias regiões assistam sua playlist de vídeos ao mesmo tempo
  • Qualquer usuário assista, comente e interaja com o vídeo, com você e com outros usuários

Como se pode observar, este recurso permite que você crie uma poderosa experiência de visualização compartilhada e integrada com o público da sua marca no Facebook.

Desse modo, você pode aumentar o engajamento deste público com a sua marca, entre outras vantagens.

Acesse e leia também o artigo “Facebook Watch“. Saiba, assim, como usar esta ferramenta para divulgar seus produtos na maior rede social do mundo.


VANTAGENS DE USAR O WATCH PARTY NO E-COMMERCE

Ao transmitir vídeos em tempo real via Watch Party no Facebook, você poderá, por exemplo:

  • Conferir um senso de comunidade ao seu público de fãs na referida rede social
  • Reativar fãs que haviam parado de interagir com a sua fanpage ou grupo da sua loja virtual
  • Enviar fãs para páginas de produtos específicas da sua loja virtual
  • Obter informações importantes de consumidores de diferentes regiões do Brasil
  • Aumentar a interação dos fãs com a sua loja virtual e com a sua marca e-commerce
  • Conhecer melhor os gostos dos consumidores que participam das suas páginas na rede social
  • Perguntar e saber o que os consumidores gostariam de ver nas próximas transmissões
  • Conhecer as opiniões dos espectadores sobre a sua marca, produtos e serviços
  • Mostrar que a sua empresa e-commerce se dedica a ouvir seus fãs, consumidores e clientes
  • Discutir um treinamento específico com o público de um grupo ou fanpage
  • Explicar como usar os seus produtos e serviços
  • Educar os seus fãs até que eles comprem seus produtos e serviços
  • Comentar uma promoção ou evento que a sua empresa está realizando

Com efeito, você poderá interagir com consumidores de vários lugares do Brasil ao mesmo tempo ao usar esta ferramenta de vídeos.

Isso sem dúvida lhe ajudará a aumentar o seu conhecimento sobre as dificuldades da sua marca chegar até eles, o que lhe permitirá criar e colocar em prática estratégias para melhorias.

Acesse e leia também o artigo “Entrar no Facebook ainda compensa?“.


COMO CRIAR UMA WATCH PARTY NO FACEBOOK

É muito fácil criar uma Watch Party no Facebook:

  • Primeiramente, acesse o grupo ou fanpage da sua loja virtual e clique em iniciar nova postagem
  • Em seguida, clique nos três pontos para abrir as opções de publicação
  • Posteriormente, escolha “Watch Party”
  • Na sequência, procure vídeos por palavras-chave ou via menu
  • Logo depois selecione os vídeos que pretende exibir e clique em “Concluir”
  • Por fim, pressione o botão “Publicar” e aguarde o início da transmissão Watch Party
No campo "Criar postagem" procure por Watch Party
No campo “Criar postagem” procure por Watch Party

Ao final da sua playlist de vídeos, você poderá clicar nos três pontos e selecionar “Encerrar Watch Party”.


ANUNCIE SUA WATCH PARTY COM ANTECEDÊNCIA

Sempre que for realizar uma Watch Party anuncie com antecedência.

Crie banners com informações sobre o tema, data e horário em que irá começar a transmissão.

Você pode realizar, por exemplo, o lançamento de um novo produto que acabou de chegar aos estoques da sua loja.

Durante a Watch Party, então, você poderá comentar as funcionalidades e vantagens do produto.

Enquanto o vídeo é transmitido responda às dúvidas publicadas pelos fãs nos comentários.

Acesse e leia também o post “E-commerce no Facebook“. Desse modo, compreenda como o aprendizado de máquina influencia a visualização de posts nesta rede social.


DADOS DOS PARTICIPANTES

Importante dizer que uma vez que a Watch Party é finalizada, os comentários desaparecem.

Por isso, incentive que os participantes entrem em contato com você via Messenger caso eles queiram obter respostas mais detalhadas para dúvidas diversas.

Uma vez no Messenger, cadastre o participante na sua base de dados assim como faria com um consumidor que liga para o seu serviço de telemarketing receptivo.

Em outras palavras, peça no mínimo o nome e o e-mail do consumidor.

Pergunte se você pode inseri-lo na sua lista de E-mail Marketing.

Em caso positivo, “Bingo!”.

Tente finalizar um pedido, mas se não conseguir ao menos já tem o e-mail do consumidor e assim você poderá educá-lo com mensagens de E-mail Marketing até que ele faça uma compra.