WhatsApp Business API: como usar no e-commerce?

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Conheça também as vantagens dessa ferramenta!

WhatsApp Business API (WhatsApp API) é o recurso ideal para quem precisa escalar o atendimento. Imagem: @vectorium
WhatsApp Business API (WhatsApp API) é o recurso ideal para quem precisa escalar o atendimento. Imagem: @vectorium

O WhatsApp Business API ou WhatsApp API é uma tecnologia com a qual as empresas podem se comunicar com os consumidores em escala. Essa tecnologia permite, por exemplo, que os seus atendentes e os seus vendedores iniciem conversas, enviem notificações, ofereçam serviços personalizados e comuniquem as atualizações de compras no canal de contato preferido dos consumidores e dos clientes.

A saber, API é a sigla para Application Programming Interface, nome dado a um ambiente virtual no qual é possível gerar instruções que conferem o acesso e a integração a apps próprios ou de terceiros. Sendo assim, a ferramenta WhatsApp API não tem um design visual, mas permite a integração de qualquer sistema como um CRM, um ERP ou uma plataforma de atendimento, entre outros.

Desse modo, por conta destas características, considera-se o WhatsApp API uma evolução em relação ao WhatsApp Business. Por isso, indica-se o primeiro para o uso de médias e de grandes empresas, enquanto o segundo destina-se às pequenas empresas. 

Vídeo: o que é Whatsapp Business API?

VANTAGENS DO WHATSAPP BUSINESS API

Há várias vantagens de usar o WhatsApp API. Posso citar, por exemplo:

  • A automação do atendimento: com este recurso você pode criar chatbots com IA para o atendimento de consumidores e de clientes 24 horas por dia, em todos os dias do ano;
  • O atendimento híbrido: é possível comutar entre o atendimento via chatbot e o humano e, desse modo, oferecer a solução de atendimento mais adequada conforme a demanda;
  • As integrações com outros sistemas: sendo uma API, é possível integrar essa ferramenta com sistemas e apps como os CRMs, os ERPs, as plataformas de Marketing e de atendimento, entre outros;
  • O atendimento múltiplo: vários atendentes podem conversar com os consumidores ao mesmo tempo usando o mesmo número.

Além disso, o WhatsApp Business API permite enviar notificações para os consumidores. Com ele, pode-se gerar relatórios para acompanhamento da sua equipe, entre outras ações. Enfim, ao permitir interagir com vários consumidores ao mesmo tempo, ele proporciona maior escalabilidade para o setor de atendimento da sua empresa. 

COMO USAR NO E-COMMERCE?

Para começar a usar o WhatsApp API no seu e-commerce é preciso pedir o acesso. Isso pode ser feito de duas formas. A primeira delas é entrar em contato com o Facebook, preencher o formulário de solicitação e fazer a configuração por si mesmo(a).

Vídeo: veja como cadastrar a sua empresa para usar a API do WhatsApp!

Se, porém, você não souber configurar o serviço, então parta para a segunda opção, que é pedir o acesso por meio de um provedor. Há vários provedores no mercado como o Jivochat ou o Zenvia, por exemplo. Opte pelo mais conveniente para o seu caso.

Uma vez que consiga acessar o WhatsApp API, você poderá usar todos os recursos dessa ferramenta no seu e-commerce, escalando assim o seu atendimento. Isso sem dúvida lhe permitirá gerar mais leads e mais clientes para o seu negócio. 

Assim que puder clique em “Atendimento via WhatsApp” e saiba como prestar esse serviço do jeito certo!