Decathlon: um case de sucesso com tecnologias VTEX

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Maior rede de lojas de artigos esportivos do mundo investe no comércio unificado

Decathlon cria comércio unificado usando as tecnologias VTEX. Imagem: @Dmitri-Zelenevski
Decathlon cria comércio unificado usando as tecnologias VTEX. Imagem: @Dmitri-Zelenevski

Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores do blog da Agência e-Plus! Hoje é dia de mais um post da série sobre os grandes cases de sucesso da VTEX, a qual iniciei em janeiro de 2023. Para quem não se lembra, eu comecei com o artigo do Carrefour. Logo depois, em fevereiro e março, apresentei respectivamente os cases da Aramis e da Ri Happy. E agora chegou a vez da Decathlon, que investiu no comércio unificado com as tecnologias VTEX e assim aumentou o faturamento em seus canais de vendas. Acompanhe em seguida!

CONHEÇA A DECATHLON

A Decathlon é a maior varejista do mundo no ramo de roupas, artigos e acessórios esportivos. Ela conta com mais de 1.700 lojas em mais de 60 países, as quais empregam um batalhão de mais de 108 mil pessoas. Mas nem sempre foi assim.

Fundada em 1976 por Michel Leclercq, a Decathlon teve um início humilde em um prédio nas dependências da Auchan, em um centro comercial de Englos, na França. A empresa, contudo, cresceu rapidamente e suas lojas se espalharam pela Europa, América, Ásia, África e Oceania.

No Brasil desde 2001, a Decathlon mantém neste país uma linha de montagem de bikes e uma confecção de produtos têxteis. Além disso, possui uma loja virtual desde 2013, um marketplace, 45 lojas físicas e um centro de distribuição. Só no Brasil ela tem mais de 2 mil colaboradores.

Em 2017, esta gigante do varejo de materiais esportivos migrou sua loja virtual para a VTEX. Desse modo, a empresa passou a contar com uma arquitetura flexível, com OMS integrado, front-end independente do back-end e personalizável. Isso proporcionou melhor fluxo do e-commerce com as lojas físicas e preparou a marca para o projeto omnichannel que seria implantado em 2021.

Vídeo: descubra se migrar para a VTEX vale a pena!

O PROJETO DECATHLON VTEX

Após a consolidação do e-commerce com a plataforma VTEX, os diretores da Decathlon vislumbraram um futuro com comércio unificado. Isto é, a ideia era integrar canais de vendas físicos e online para oferecer experiências de compras contínuas aos consumidores.

Assim, utilizando várias tecnologias VTEX, a varejista de materiais esportivos colocou suas lojas físicas no centro da estratégia, mas sem deixar de lado o e-commerce. Em outras palavras, as lojas passaram a ser fundamentais para a estratégia digital da marca.

SOLUÇÕES

Após quatro anos de evolução no e-commerce usando a plataforma VTEX, a diretoria da Decathlon chegou a conclusão que era hora de dar o próximo passo, ou seja, era o momento de unificar os canais de vendas. Dessa maneira, a partir de 2021, a empresa passou a investir em várias tecnologias omnichannel da VTEX como:

1 – VTEX inStore

A Decathlon implementou o VTEX inStore, um app contíguo ao sistema de gestão de pedidos VTEX OMS. Juntas, essas duas tecnologias permitem integrar os estoques de lojas físicas e virtuais, facilitando desse modo o comércio em ambos os canais.

Disponível em smartphones e tablets, o VTEX inStore permite que o vendedor acesse o histórico da jornada de compra integrada de cada consumidor. Assim, ele pode visualizar os produtos que o consumidor abandonou no e-commerce e tentar finalizar a compra na loja. Além disso, com a mobilidade do VTEX inStore agora a Decathlon pode expandir suas vendas para eventos esportivos e locais de práticas esportivas. 

2 – Prateleira infinita

Ainda por meio do VTEX inStore, a Decathlon pode colocar em prática o que chamamos de prateleira infinita. A prateleira infinita se configura quando um consumidor não encontra um determinado produto em uma loja, mas o vendedor pode acessar o estoque de outra loja ou do e-commerce e, dessa maneira, concluir o pedido. Essa estratégia omnichannel com certeza gera muito mais vendas.

3 – Fulfillment

O app VTEX inStore conta com um módulo de fulfillment, que permite que as operações de separação, preparação e faturamento dos pedidos ocorram dentro da loja física. Ou seja, uma única solução possibilita gerar pedidos e viabilizar todo o fulfillment.

4 – Marketplace in com VTEX inStore

A solução nativa de marketplace da VTEX permite que a Decathlon tenha um marketplace in, o qual possibilita que outras empresas (sellers) possam vender os produtos delas no site da varejista de materiais esportivos. Agora, a marca pretende agregar os produtos das empresas sellers ao VTEX inStore, aumentando assim a disponibilidade de produtos para os consumidores nas suas lojas.

5 – Dark stores

A Decathlon passou a usar dark stores integradas com o VTEX OMS, o que possibilitou realizar experiências omnichannel como a ship to store. Dentro do escopo da ship to store é possível enviar produtos de uma dark store para outra para atender consumidores locais, melhorando dessa forma a experiência de compras e facilitando as vendas.

Vídeo: saiba mais sobre o projeto omnichannel Decathlon VTEX!

RESULTADOS DO PROJETO DECATHLON VTEX

O projeto omnichannel Decathlon VTEX rendeu bons resultados para a varejista de materiais esportivos. Por exemplo, a venda digital dentro das lojas físicas passou a gerar até 5% de participação no faturamento. Além disso, os clientes mudaram os padrões de compras, de modo que 30% das compras com participação do VTEX inStore tiveram Retirada Expressa. A Retirada Expressa é quando o cliente está em uma loja física e o vendedor identifica que o produto está em outra loja. Então, o cliente fecha o pedido e vai a até a outra loja para retirar o produto na mesma hora.

Enfim, com o módulo fulfillment do VTEX inStore, a empresa conseguiu com que cerca de 80% dos pedidos do app fossem preparados com o estoque proveniente das lojas físicas. Isso prova que hoje os consumidores da varejista têm alta disponibilidade de estoque.

COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM VTEX?

Para implantar um projeto com tecnologias VTEX como a Decathlon você deve recorrer ao suporte das agências parceiras VTEX. A Agência e-Plus, por exemplo, é parceira VTEX desde 2015, e já produziu lojas virtuais para a Speedo, Pirelli e Pierre Cardin, entre outras centenas de marcas, em mais de dez países da América e Europa, incluindo Brasil, Portugal, Chile, Costa Rica, Argentina e Espanha.

A Agência e-Plus, vale lembrar, é reconhecida globalmente pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimentos avançados na área técnica.  Para contratar a Agência e-Plus para o seu projeto com tecnologias VTEX clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro: