Ri Happy: um case de sucesso com tecnologias VTEX

7 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Taxa de conversão da maior varejista de brinquedos do Brasil sobe 32% após migração para a plataforma VTEX IO

Ri Happy aumenta conversão de vendas após migrar para plataforma VTEX IO. Foto: @drobotdean
Ri Happy aumenta conversão de vendas após migrar para plataforma VTEX IO. Foto: @drobotdean

Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores do blog da Agência e-Plus! Desde o mês de janeiro de 2023 eu tenho mostrado aqui neste blog uma série de artigos sobre os grandes cases de sucesso da VTEX. Se você não se recorda, comecei com o Carrefour e logo depois apresentei o case da Aramis. E agora chegou a vez da Ri Happy, que obteve aumento de 32% na taxa de conversão no e-commerce após migrar da VTEX Legacy para a VTEX IO. Acompanhe em seguida!

CONHEÇA A RI HAPPY

Ri Happy é a maior varejista da categoria brinquedos no Brasil. É uma empresa que conta com mais de 270 lojas e franquias espalhadas pelo país, entre outros canais de vendas como redes sociais, Whatsapp Business e uma loja virtual, por exemplo. Ela emprega mais de 3.000 colaboradores.

A Ri Happy surgiu na história em 1988 por iniciativa do pediatra Ricardo Sayon, de sua esposa Juanita e do amigo do casal, Roberto Saba. Eles lançaram a primeira loja em um imóvel nos Jardins, em São Paulo. Assim que o empreendimento começou a fazer sucesso, eles abriram outras lojas e a marca prosperou. Quase dez anos depois, em 1997, a empresa ativou o primeiro e-commerce.

Na década seguinte, em 2002, a Ri Happy lançou o seu mascote e embaixador, uma personagem fictícia de nome Solzinho, com o objetivo de encantar as crianças. Já em 2012, o gestor global The Carlyle Group uniu a Ri Happy e a PBKids, aumentando desse modo o poder e o alcance da marca. Mais adiante, em 2015, a empresa ativou a primeira flagship store no Shopping Cidade São Paulo.

No e-commerce, a Ri Happy manteve uma loja virtual desenvolvida com a VTEX Legacy desde 2013. De lá para cá, ela construiu um ecossistema sólido baseado em omnichannel e prateleira infinita. E em 2021, enfim, com o propósito de aumentar ainda mais o desempenho de vendas, a empresa migrou para a plataforma VTEX IO.

O PROJETO RI HAPPY COM VTEX IO

O e-commerce da Ri Happy vinha em uma escalada muito boa em 2020. Contudo, sempre de olho nas inovações do setor, os diretores da empresa sabiam que em algum momento deveriam passar a usar a recém criada plataforma VTEX IO, que prometia melhor performance. E, de fato, devido à crise de Covid-19 isso ganhou status de urgência.

Então, já em 2021, a Ri Happy migrou da VTEX Legacy para a VTEX IO. No projeto havia muitos objetivos. Além de superar a pressão causada pela pandemia, que fechou as lojas físicas e gerou dependência dos meios online, a Ri Happy queria melhorar a navegabilidade da loja, otimizar a regionalização, aprimorar a usabilidade, alavancar ainda mais o omnichannel e facilitar a criação de landing pages, entre outras coisas.

Apesar da variedade de metas, o novo site de e-commerce ficou pronto em apenas 3 meses. Desse modo, a empresa conseguiu lançá-lo no mês de setembro de 2021. Tamanha agilidade permitiu, portanto, que a Ri Happy pudesse aproveitar as melhores datas comemorativas do ano como o Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, bem como a Black Week, Black Friday e Cyber Monday. A transição do site antigo para o novo foi suave, isto é, aconteceu sem interrupção das vendas e sem ser notada pelos consumidores.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX IO!

SOLUÇÕES DA VTEX IO PARA A RI HAPPY

Com a VTEX IO, agora a Ri Happy pode contar com soluções que realmente aumentam o desempenho da marca no meio online e em operações omnichannel. Entre estas soluções podemos citar, por exemplo:

Escalabilidade:

A nova loja virtual pode receber aplicações nativas VTEX e de terceiros com mais facilidade. Além disso, a VTEX IO possibilita criar aplicações exclusivas, conforme a demanda. Com efeito, a empresa pode escalar o negócio com rapidez e praticidade sem precedentes.

VTEX Intelligent Search:

Essa ferramenta potencializa a visibilidade dos projetos da Ri Happy. A VTEX Intelligent Search conta com inteligência artificial, que compreende as intenções do consumidor e, dessa maneira, retorna resultados mais relevantes, que geram mais compras.

Regionalização:

A equipe de migração do projeto Ri Happy VTEX IO implementou regras de localização sistêmica do navegador, registro de localização do dispositivo e identificação por IP. E, além disso, permitiu que o consumidor ajustasse o CEP, melhorando as compras regionais.

Programa de fidelidade:

O antigo programa de fidelidade da empresa direcionava o consumidor para fora da página de produto, e assim gerava um gargalo de desempenho. Agora, contudo, o mesmo consumidor pode se cadastrar e consultar o cashback na mesma página, possibilitando melhor experiência.

Buybox:

As buybox foram aprimoradas. Elas passaram a simplificar os cálculos de produtos, mostrando sempre o melhor preço para o consumidor e considerando o valor do frete. Ademais, elas permitem analisar o preço oferecido por outros sellers do marketplace Ri Happy.

Facilidade de criação:

Com a VTEX IO, a maior varejista de brinquedos brasileira pode agora criar e colocar no ar novas landing pages rapidamente, de acordo com a demanda. Além disso, as landing pages que já estavam em funcionamento foram migradas para a nova plataforma de forma muito prática.

RESULTADOS DO PROJETO RI HAPPY COM VTEX IO

O projeto de migração da VTEX Legacy para a VTEX IO rendeu à Ri Happy ótimos resultados. Para começar, a marca conquistou um aumento de 91% no tráfego orgânico, o que revela que a VTEX IO possibilita que as lojas virtuais alcancem melhor posicionamento para as suas páginas em buscadores como o Google e Bing.

Mas além disso, a empresa obteve um crescimento de 32% na taxa de conversão, quando comparados os dados do quarto trimestre de 2021 com os do mesmo período em 2020. Resumindo, o e-commerce da Ri Happy evoluiu em apenas três meses o que poderia evoluir em anos, graças à plataforma VTEX IO.

Vídeo: saiba mais sobre os resultados da Ri Happy com a plataforma VTEX IO!

COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM VTEX?

Para implantar um projeto com as tecnologias VTEX, dentre as quais incluem-se as ferramentas VTEX Intelligent Search, VTEX Tracking, VTEX Conversational Commerce, VTEX Live Commerce e a plataforma VTEX IO, você deve buscar o suporte das agência parceiras VTEX.

A Agência e-Plus, por exemplo, é parceira VTEX desde 2015. Ela é reconhecida globalmente pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimentos avançados na área técnica. Já produziu as lojas virtuais da Speedo, Pirelli e Pierre Cardin, entre outras centenas de marcas, em mais de dez países da América e Europa, incluindo Brasil, Portugal, Chile, Argentina e Espanha. Para contratar a Agência e-Plus para o seu projeto com tecnologias VTEX clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro: