Full Funnel: o que é e como usar no seu e-commerce?

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Aprenda a criar uma página de descrição de produto de Funil Completo!

Full funnel: todas as etapas do Funil de Vendas em uma única página. Imagem: @storyset
Full funnel: todas as etapas do Funil de Vendas em uma única página. Imagem: @storyset

Full funnel ou funil completo é o nome de uma abordagem de vendas do comércio eletrônico na qual as páginas de descrição de produtos de uma loja virtual abrangem as fases de Topo, Meio e Fundo de Funil, isto é, todas as etapas de um Funil de Vendas.

Só para lembrar, em um Funil de Vendas a etapa do Topo destina-se a atrair visitantes. Já o Meio visa transformar os visitantes em leads (contatos) e educá-los para as compras. E o Fundo, enfim, tem como objetivo converter os leads em clientes.

Na abordagem do Funil de Vendas, as etapas de Topo, Meio e Fundo são separadas. Assim, o lojista cria um blog para atrair visitantes. Logo depois, ele prepara os visitantes por meio de uma estratégia de nutrição de leads via E-mail Marketing. Em seguida, envia-se os leads prontos para a loja virtual para que eles possam finalmente finalizar a compra. É preciso criar um relacionamento com o consumidor e, por isso, pode demorar vários dias para ele se sentir preparado para finalizar uma compra.

Enquanto isso, a abordagem de funil completo conecta todas as etapas do Funil de Vendas em uma única página de descrição de produto. Ou seja, uma só página passa a ter a função de atrair, preparar e converter os leads já na primeira visita. Isso certamente pode lhe ajudar a vender muito mais na sua loja virtual!

COMO CRIAR UMA PÁGINA DE DESCRIÇÃO DE PRODUTO FULL FUNNEL?

Para criar uma página de descrição de produtos full funnel, atente para os seguintes fatores:

  • SEO e Mídias pagas: para atrair visitantes para a sua página de produto full funnel, use uma estratégia de SEO para que as suas páginas possam aparecer nas SERPs dos internautas com mais frequência. Além disso, invista em tráfego pago. Isto é, crie anúncios patrocinados por meio de plataformas como a Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, entre outras.
  • Conteúdo rico: quem é do e-commerce já se acostumou com a premissa de que é importante criar conteúdo rico para os blogs. Mas em uma abordagem full funnel, esse tipo de conteúdo deve constar na página do produto. A ideia é mostrar as funções, características e design do produto de vários ângulos, com fotos, vídeos e textos completos. Esse conteúdo rico visa preparar, educar e encantar o consumidor para que ele faça uma compra imediatamente.
Vídeo: conheça 5 vantagens do conteúdo no e-commerce!

Importante mencionar, uma página de produto comum geralmente conta com descrições com 100 a 300 palavras. Já uma página de produto de funil completo deve possuir mais do que 1.000 palavras. Além disso, devem contar com conteúdo gerado pelo usuário.

Resumindo, em uma estratégia full funnel as páginas de produtos da sua loja virtual precisam atrair a atenção nas buscas muito mais do que as páginas comuns. E, mais do que isso, elas devem gerar interesse de leitura e, sobretudo, o desejo de comprar. Enfim, use esse recurso e potencialize as suas vendas online!

  • Assim que puder clique em “Descrição de produtos” e aprenda a criar páginas ricas de conteúdo no seu e-commerce!