Otimize o seu e-commerce com os 4As do Marketing

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Analise o mercado, adapte seus produtos, ative sua estratégia e faça as mudanças necessárias para melhorar sempre e crescer

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Otimizar o e-commerce é, em outras palavras, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, atingir públicos cada vez maiores e vender mais, ao mesmo tempo em que se reduz os custos e se aumenta o lucro.

Para a obtenção do crescimento mencionado no parágrafo anterior, a ciência da Administração e Marketing propõe diversos recursos, muitos dos quais já abordei aqui no blog, tal como os 8Ps e os 4Ps. Hoje vou comentar mais uma ferramenta do tipo, chamada de 4As do Marketing, que aqui adapto para o e-commerce.

Os 4As do Marketing para lojas virtuais envolvem a Análise, a Adaptação, a Ativação e a Avaliação do seu negócio digital. Saiba mais a seguir:

Análise
Primeiro ato de uma estratégia de Marketing, no qual é realizado uma verificação do mercado e do público-alvo por meio de pesquisas. Nessa fase você pode usar, por exemplo, as pesquisas de mercado comuns, o Mapa da Empatia, um simulador de cenário de negócios, a Buyer Persona, a Análise S.W.O.T. e o Business Model Canvas, entre outras ferramentas que possibilitam compreender profundamente os seus potenciais clientes e o cenário econômico atual.

Adaptação
Momento em que você, como diretor ou gerente e-commerce, começa a unir esforços na tentativa de adequar, combinar e acomodar as características dos seus produtos e serviços às necessidades de desempenho e de diminuição das dores dos seus clientes. Isso diz respeito ao seu portfólio de produtos (seja ele uma Long Tail ou não), os quais devem se encaixar perfeitamente às expectativas do público alvo.

Ativação
Nesta fase, a estratégia criada e adaptada nas duas primeiras etapas deverá ser colocada em execução por meio da propaganda, comunicação, vendas, logística e distribuição dos produtos para os e-consumidores.

Avaliação
Processo de auditoria em que o gerente e/ou diretor e-commerce e sua equipe avalia os gastos, benefícios, vantagens, forças e fraquezas de seu negócio digital e faz as mudanças necessárias a fim de obter melhorias.

Para se localizar dentro dessa ferramenta, basta você identificar em qual fase está o seu negócio digital. Se, por exemplo, você está na etapa de planejamento, comece a usar os 4As pela fase de Análise. Se, no entanto, você já adaptou e ativou tudo, passe direto para a Avaliação, a qual deve ser realizada periodicamente.