Tráfego orgânico e tráfego pago: qual a diferença?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba quando usar um e quando usar outro!

Tráfego orgânico e tráfego pago são fundamentais no e-commerce. Imagem: @vectorjuice
Tráfego orgânico e tráfego pago são fundamentais no e-commerce. Imagem: @vectorjuice

Em um site de e-commerce, o tráfego é fundamental, pois é por meio dele que acontecem as vendas. Todavia, existem vários tipos de tráfego que podem ser gerados para uma loja online. Você pode usar o tráfego direto, o social e o de referência, por exemplo. Mas neste post, especificamente, eu vou lhe mostrar qual a diferença entre o tráfego orgânico e tráfego pago. Acompanhe!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRÁFEGO ORGÂNICO E TRÁFEGO PAGO?

No comércio eletrônico, o tráfego orgânico é como se nomeiam os acessos de consumidores em uma página de loja virtual, marketplace, blog ou outro site dedicado às vendas provenientes de conteúdos não patrocinados que são classificados nas SERPs do Google, Bing, Yahoo ou outro site de buscas. Só para contextualizar, SERP é a sigla para Search Engine Results Page (Página de Resultados do Motor de Buscas, em Português).

Com efeito, uma das formas de gerar tráfego orgânico para a sua loja virtual ou blog é produzindo conteúdo relevante para a web. Além disso, esse conteúdo deve contar com técnicas SEO para fins de indexação e classificação nas SERPs, o que permitirá aos consumidores encontrá-los nas buscas.

Já o tráfego pago, por sua vez, diz respeito ao fluxo de visitantes que são atraídos por anúncios patrocinados ou por publicidade nativa. Esse tipo de anúncio que gera o tráfego pago também pode ser veiculado nos sites buscadores e em outros sites da web como nos marketplaces, nas redes sociais, nos portais de notícias e blogs diversos, por exemplo. 

Para gerar tráfego pago, você deve fazer uso das chamadas plataformas Ads, tais como a Google Ads ou a Meta Ads, entre outras. Em plataformas assim é possível criar, publicar e acompanhar a performance de anúncios de texto, vídeo, fotos e outros formatos.

  • Assim que puder clique e leia também o nosso artigo “Anúncios do Google” e conheça os principais formatos!

QUAL TIPO DE TRÁFEGO USAR?

Agora que você já sabe qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago, vou lhe dizer qual tipo usar no seu e-commerce. Basicamente, se você quiser obter audiência de forma rápida, então o melhor a se fazer é realizar campanhas de tráfego pago. Neste caso, os anúncios aparecem na web quase instantaneamente depois de prontos.

Vídeo: saiba como obter mais tráfego nas suas páginas de vendas!

No entanto, se a ideia é obter uma audiência contínua no futuro sem ter que pagar por ela, o jeito é investir em conteúdo para tráfego orgânico. Este tipo de conteúdo pode demorar meses para obter classificação nos sites buscadores, contudo, depois que isso acontece, ele pode gerar tráfego todos os dias para as páginas de vendas da sua loja virtual sem que você precise pagar um centavo por isso.

Recomendo usar a estratégia de tráfego pago e tráfego orgânico conjuntamente no e-commerce. Desse modo, você obterá audiência dos dois tipos, o que gerará melhores resultados de vendas para a sua loja online tanto em curto quanto em médio e longo prazos. Enfim, aproveito a chance para mencionar que a Agência e-Plus conta com um serviço de Gestão de Mídias Pagas e um serviço de SEO no e-commerce, que você poderá contratar a qualquer momento, como desejar.