Unilever: um case de sucesso com tecnologias VTEX

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Multinacional britânica lidera transformação digital na área de bens de consumo

A multinacional Unilever, que atua na área de bens de consumo, cria marketplace com tecnologia VTEX e obtém um ótimo retorno. Imagem: @freepik
A multinacional Unilever, que atua na área de bens de consumo, cria marketplace com tecnologia VTEX e obtém um ótimo retorno. Imagem: @freepik

Olá, olá, amigas e amigos leitores do blog da Agência e-Plus! Estou de volta com mais um artigo da série sobre os grandes cases de sucesso da VTEX. Lembrando que comecei esta série em janeiro de 2023 e, desde então, já apresentei os cases do Carrefour, Ri Happy, Decathlon, Under Armour e Samsung. Agora, contudo, é a vez da Unilever, que está liderando a transformação digital no setor de bens de consumo embalados. Acompanhe este case logo em seguida!

  • Assim que puder clique em “O que é VTEX” e leia o nosso artigo sobre a plataforma e-commerce utilizada pela Unilever!

CONHEÇA A UNILEVER

A Unilever é uma multinacional britânica com presença em mais de 190 países. Ela surgiu na história em 1929 após a fusão da fabricante de margarina Unie e da empresa de manufatura Lever Brothers.

Hoje, esta empresa atua na fabricação e comércio de produtos alimentícios, cosméticos, refrescos, cuidados domésticos e pessoais. Ela conta com mais de 400 marcas, entre as quais as famosas Dove, Knorr, Rexona e Omo, por exemplo.

Em 2021, a Unilever da Espanha iniciou um processo de digitalização do seu setor Business to Business (B2B), o que culminou com o lançamento de um marketplace. Para realizar o projeto, os diretores da multinacional escolheram a plataforma VTEX.

O PROJETO UNILEVER COM TECNOLOGIA VTEX

O projeto Unilever VTEX tem como principal objetivo potencializar a área digital B2B da multinacional britânica e, assim, aumentar sua eficiência operacional. Almeja-se, com isso, um crescimento expressivo da receita.

Com efeito, a Unilever escolheu a VTEX para implantar um marketplace B2B. Com o nome Compre Agora, este marketplace aproveitou um modelo de negócios de vendas para mercadinhos que já existia offline na Espanha e o transportou para o mundo digital.

Ainda no escopo do projeto, a Unilever tem feito parcerias com outras indústrias e varejistas do ramo que têm as mesmas dores. A ideia é permitir que estes façam vendas por meio do marketplace Compra Agora, gerando assim mais disponibilidade de produtos e mais lucro.

SOLUÇÕES

A solução fundamental da VTEX para a Unilever é o marketplace nativo, o qual possibilita que os compradores adquiram produtos de vários vendedores usando o mesmo carrinho virtual. Esta tecnologia de marketplace também integra e sincroniza estoque e catálogos automaticamente.

Além disso, o VTEX Marketplace conta com APIs abertas que facilitam a integração de novos sellers (vendedores). E a VTEX conta com uma rede de mais de 2.500 lojas em mais de 20 países que podem se tornar sellers do shopping online de forma prática.

Com a VTEX, o marketplace Unilever permite que outros fabricantes insiram e vendam produtos na plataforma. Dessa maneira, essas empresas parceiras complementam as ofertas e geram mais lucro para toda a cadeia de vendedores do ramo.

RESULTADOS DO PROJETO UNILEVER VTEX

Com o VTEX Marketplace, a Unilever passou a adotar uma estratégia de comércio colaborativo, o que aumentou o valor de todo o seu ecossistema. Com parceiros mais atuantes, a multinacional britânica passou a liderar a transformação digital em seu ramo de atividades.

Recentemente, o marketplace Compra Agora da Unilever começou a operar na Argentina, de acordo com informações do site NeoFeed. A Unilever visa levá-lo também para o Chile, Equador, Uruguai e Paraguai. No Brasil, o Compra Agora tinha pretensão de abranger até 50% das categorias de produtos do ramo até o ano de 2022, conforme dados do E-commerce Brasil. E, ainda segundo a NeoFeed, só em 2021 o Compra Agora gerou R$4 bilhões em vendas.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX!

COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM VTEX?

Para implantar um marketplace com a tecnologia VTEX, como fez a Unilever, recorra à Agência e-Plus. A Agência e-Plus é parceira de implantação da VTEX desde 2015. Ela é uma agência reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX 2023

Com clientes nacionais e internacionais como a Pirelli, Pierre Cardin, Miess, Sonda e outras grandes marcas, a Agência e-Plus atua no mercado global. Ela implementa, migra, evolui, divulga e fornece suporte em projetos de e-commerce com tecnologias VTEX. Para ativar o seu projeto VTEX conosco basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro com a nossa equipe em qualquer idioma e a qualquer momento: