Black Friday 2021: hora de preparar o seu e-commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

10 dicas para chegar com tudo no maior evento do varejo nacional

Black Friday 2021: faça mais leads, clientes e fregueses! Imagem: @freepik
Black Friday 2021: faça mais leads, clientes e fregueses! Imagem: @freepik

Vem aí a Black Friday 2021, que neste ano ocorrerá no dia 26 de novembro. Mas para os comerciantes como você ela começa bem mais cedo. E os mais antenados já sabem que o planejamento da próxima Black Friday começa quando a última termina.

Na última Black Friday, aliás, o faturamento geral do e-commerce chegou a R$ 4,02 bilhões. De acordo com a consultoria Ebit / Nielsen, isso representou um crescimento de 25% em relação ao ano de 2019. Para 2021, espera-se um crescimento não tão grande, mas ainda na casa dos dois dígitos.

Vídeos: especial Black Friday 2021 (assista sequencialmente)

Seja como for, para você aproveitar essa data tão importante para o comércio eletrônico e suas oportunidades, eu reuni neste post 10 dicas que lhe ajudarão a:

  • Conquistar novos leads;
  • Vender mais para os seus fregueses;
  • Conquistar novos clientes;
  • Aumentar o seu Ticket Médio;
  • Gerar mais reconhecimento para a sua marca.

Confira em seguida!

BLACK FRIDAY 2021: 10 DICAS PARA FAZER SUCESSO NA DATA

Se você quiser vender mais durante a Black Friday 2021 você deve sobretudo:

01 – Contar com uma loja virtual otimizada:

Crie uma loja virtual com a melhor plataforma e-commerce que puder alugar. Além disso, contrate uma agência e-commerce que possa criar um bom design. Faça análise de dados e CRO e otimize tudo para a máxima usabilidade possível.

02 – Oferecer uma experiência contínua:

Opte por tecnologias que possam integram todos os seus canais de vendas. Desse modo, você poderá oferecer uma experiência contínua de compras, sem gargalos. Os consumidores agradecem.

03 – Oferecer oportunidades:

Mais do que apenas descontos, ofereça oportunidades. Isto é, faça boas promoções, é claro, mas também dê cupons de frete grátis e brindes em alguns casos. Trabalhe, ainda, com o cashback e outros recursos.

04 – Estimular a recompra:

Para transformar clientes em fregueses procure estimular a recompra. Inclua, por exemplo, um botão “repetir pedido” na sua loja virtual. Faça assim com que os seus clientes realizem pagamentos recorrentes.

05 – Captar leads:

Use formulários de captura de e-mails na loja virtual e no blog de e-commerce. Transforme, assim, os visitantes em leads. Isto é, inicie um relacionamento de longo prazo com os consumidores.

06 – Preparar o consumidor:

Envie mensagens de e-mail programadas para os seus leads. Eduque-os, isto é, prepare-os para as compras e recompras. Para monitorar os leads, use ferramentas como o Lead Scoring e o Lead Tracking.

07 – Ofertar produtos extras:

Aumento o seu Ticket Médio ofertando produtos extras. Inclua uma ferramenta de upselling e cross-selling na sua loja virtual e assim faça ofertas de itens complementares de forma automática.

08 – Vender produtos de entrada:

Para quebrar a desconfiança dos visitantes de primeira viagem, oferte um produto de entrada de boa qualidade e preço baixo. Desse modo, mais visitantes poderão fazer a primeira compra e se tornarem seus clientes.

09 – Fazer o pós-compra:

Após vender, envie mensagens de confirmação de pedido, de pagamento e envio do produto, por exemplo. Tenha vários canais de atendimento e ofereça amplo suporte. Converta, assim, mais clientes em fregueses.

10 – Prestar um bom atendimento:

Abra canais de comunicação como um chat, videochat, apps mensageiros, telefone, chatbot e e-mail, por exemplo. Permita que os consumidores exponham suas dúvidas. Cubra as objeções e faça mais vendas.

Vídeo: atendimento audiovisual na loja virtual Poopsie’s

Além disso, esse é um bom momento de trabalhar o Brand Awereness no seu comércio eletrônico. Faça campanhas de Branding e Branded Content, por exemplo, para aumentar a presença da sua marca na mente e no coração dos consumidores.

PLANEJANDO A BLACK FRIDAY 2021

Ao planejar a Black Friday 2021, leve em consideração aumentar o seu orçamento de Marketing para a data. Além disso, procure aumentar a escalabilidade do seu e-commerce como um todo.

Negocie antecipadamente com os fornecedores. Organize o seu estoque para a Black Friday e também para as compras de Natal. E não se esqueça dos eventos Black Week e Cyber Monday.

Enfim, fique de olho na concorrência. Use um app de precificação dinâmica e assim mantenha os seus preços sempre em um patamar aceitável. No mais, aproveite as chance e comece a planejar a próxima Black Friday assim que esta terminar!

Assim que puder clique em “Marketing para Black Friday” e conheça 10 estratégias de divulgação!