Fabricantes no e-commerce: conheça o comércio eletrônico D2C

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Venda direto da sua linha de produção para o consumidor final por meio de uma loja virtual!

Fabricantes no e-commerce: direto da linha de produção para a loja virtual. E da loja virtual para as mãos dos clientes finais. Este é o comércio eletrônico D2C. Imagens: @vectorpocket @freepik
Fabricantes no e-commerce: direto da linha de produção para a loja virtual. E da loja virtual para as mãos dos clientes finais. Este é o comércio eletrônico D2C. Imagens: @vectorpocket @freepik

Chegou a vez dos fabricantes no e-commerce. Um número cada vez maior deles têm investido no D2C, sigla inglesa para Direct to Consumer. O D2C é um modelo de vendas diretas aos clientes finais. Em outras palavras, é um modelo que não requer distribuidores e nem revendedores intermediários.

Adidas, Nike, Citröen, Tesla Motors e Apple são algumas grandes empresas que já trabalham com o conceito. Todas elas já atuam no comércio eletrônico com lojas online próprias.

A Brastemp segue no mesmo caminho. Esta marca de eletrodomésticos subsidiária da Whirlpool atua no e-commerce D2C com uma loja virtual e uma loja mobile first.

Ok, ok, mas quais são as vantagens do D2C? O que você ganha com isso? Será que vale a pena criar uma loja virtual dessas? Será que vale a pena vender itens direto da sua linha de montagem para os clientes finais? Como criar um negócio D2C? Leia algumas respostas para estas perguntas logo em seguida!


FABRICANTES NO E-COMMERCE: VANTAGENS DE TER UMA LOJA VIRTUAL D2C

D2C: fabricantes no e-commerce contam com ferramentas como a Hotjar, a qual permite entender o comportamento dos consumidores online. Assim fica mais fácil criar e/ou otimizar produtos
D2C: fabricantes no e-commerce contam com ferramentas como a Hotjar, a qual permite entender o comportamento dos consumidores online. Assim fica mais fácil criar e/ou otimizar produtos

Existem boas vantagens para donos(as) de fábricas e indústrias como você no e-commerce D2C. Em geral, vender direto aos clientes finais via loja virtual pode gerar benefícios como:

Mais rapidez para chegar ao cliente final

Ao vender produtos via D2C, sua empresa elimina várias fases de negociações com distribuidores, logística e transporte, entre outras coisas. Isso, por sua vez, reduz a burocracia e a complexidade das suas operações. Você ganha tempo e pode até reduzir custos. Enfim, seus produtos chegam com mais rapidez aos clientes finais.

Mais participação no mercado

Atuar no D2C não significa que você deixará de fazer seus processos de vendas atuais. Nada disso. Todas as ações que já faz e outras mais podem seguir integradas. Desse modo é possível ampliar sua participação no mercado. É que assim, além de vender para distribuidores, atacadistas e varejistas, você venderá também ao consumidor final. É um salto!

Integração com vários canais de vendas

Uma loja virtual D2C se integra com outros canais de vendas online como marketplaces, multi loja, mobile lojas, landing pages, squeeze pages, hot sites, etc. Além disso, ela também pode ser integrada com lojas físicas, pop up stores, guide shops, loja autônoma e outros formatos que desejar.

Mais conhecimento sobre o público

Ao vender direto aos clientes finais você passa a obter dados do comportamento destes e dos seus processos. Para tanto, basta integrar ao seu site e-commerce sistemas como o Hotjar e Google Analytics. Integre também softwares como ERPs, CRMs, WMSs e OMSs. Isso lhe permitirá otimizar tudo com mais precisão, além de criar novos produtos melhores.

Como se pode observar, o D2C tem um grande potencial, o qual será melhor aproveitado pelas empresas que o utilizarem primeiro. Em outras palavras, como nos mostra a teoria do “Oceano Azul”, preencher espaços não explorados do mercado como o do D2C pode conferir ótimas vantanges e mais lucro aos pioneiros.


COMO CRIAR UM NEGÓCIO D2C

O primeiro passo para montar um negócio D2C é criar um plano. Isso, por sua vez, pode ser feito por meio de ferramentas de empreendedorismo como a Business Model Canvas e o Plano de Negócios.

Vídeo complementar: D2C – como a indústria pode vender direto ao cliente final (VTEX Masterclass)

Seu plano deve ser feito de uma forma tal que seu novo negócio D2C não venha a prejudicar as relações que a sua empresa possui com distribuidores, revendedores, franquias, atacadistas e varejistas que são seus atuais clientes.

Desse modo, elabore uma estratégia ímpar para cada grupo de clientes. No que diz respeito ao D2C, por exemplo, tente vender aos clientes finais uma nova linha de produtos exclusiva ou que ainda não foi comercializada com seus demais parceiros de negócios. Assim, você evitará a concorrência.

Ademais, seu plano deve levar em conta as esferas do Marketing, Logística, Finanças, Operacional e Executivo. A implantação da loja virtual, enfim, deve ser feita de preferência por meio da contratação de uma agência e-commerce especializada.

A agência lhe ajudará a escolher a melhor plataforma e-commerce para o seu projeto. Além disso, sendo uma agência de performance, ela lhe auxiliará também a criar e otimizar campanhas de anúncios, que são o básico para fazer mais vendas online.

Acesse e leia também o nosso artigo “Tipos de negócios online”. Conheça, desse modo, as principais categorias, formatos e canais de vendas do comércio eletrônico.