O que é SEO?

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Saiba como fazer as páginas de vendas da sua loja virtual aparecerem nos buscadores com mais frequência e, assim, conquistarem mais visitantes!

O que é SEO? É otimização para sites de buscas, a qual possibilita que os consumidores encontrem as páginas de vendas do seu e-commerce nas SERPs com mais facilidade e frequência. Foto: @stockking
O que é SEO? É otimização para sites de buscas, a qual possibilita que os consumidores encontrem as páginas de vendas do seu e-commerce nas SERPs com mais facilidade e frequência. Foto: @stockking

Para alguém como você que já tem ou pretende ter uma loja virtual, é muito importante saber o que é SEO. SEO é uma sigla inglesa para o termo Search Engine Optimization, que na Língua Portuguesa significa Otimização para Sites de Buscas.

Os sites de buscas, também chamados de “buscadores”, “motores de buscas” e/ou “sites de pesquisas” são aqueles nos quais os internautas digitam uma palavra-chave ou uma frase sobre produtos, serviços ou assuntos diversos acerca dos quais pretendem tirar dúvidas, fazer comparações, conhecer melhor, etc., e como resposta recebem indicações de páginas.

Logo depois que um internauta faz uma busca, as indicações de páginas aparecem nas chamadas Search Engine Results Page (SERPs) ou, em Português, Página de Resultados do Motor de Buscas. As SERPs classificam as páginas dos websites de acordo com as suas relevâncias para o público. Esse trabalho de classificação de páginas nas SERPs é realizado automaticamente por um algoritmo.

São, por exemplo, notórios sites buscadores:

  • Google Search;
  • Yahoo Search;
  • Bing Search.

O Google, vale informar, é o principal buscador da atualidade. De acordo com dados de 2023 da Statcounter, o Google tem uma participação de mais de 91% no mercado mundial de mecanismos de buscas. Por isso, a otimização do SEO de lojas virtuais deve levar em conta sobretudo o Google.

QUANDO UMA PÁGINA ESTÁ OTIMIZADA?

Uma página está otimizada para motores de buscas como o Google quando o algoritmo do buscador a ranqueia no topo das SERPs após pesquisas feitas por internautas. Se, por exemplo, sua loja virtual vende TVs e a sua página sobre TV Samsung aparece entre as primeiras colocadas nas SERPs, então você sabe que há um bom trabalho de SEO na retaguarda. Mas por que isso é tão importante? É o que veremos adiante.

  • Acesse e leia também o artigo “Ubersuggest“. Aprenda, dessa maneira, como extrair dados para as suas campanhas de SEO.

OLHO NO ALGORITMO DO GOOGLE

Dado que o Google é o principal buscador do mercado na atualidade, você comerciante deve ficar sempre de olho as mudanças no algoritmo do mesmo. O algoritmo do Google recebe atualizações periódicas, as quais mudam as regras de SEO do buscador.

Essas atualizações podem fazer com que determinadas lojas virtuais e blog tenham suas páginas melhor rankeadas, gerando assim mais visitas. Mas o contrário também pode ocorrer, isto é, as páginas podem ser pior rankeadas, reduzindo drasticamente as visitas e as vendas.

Sendo assim, é importante ficar de olho nas atualizações do algoritmo do Google. É preciso desvendar em cada uma delas quais as principais mudanças de regras de SEO para, desse modo, adequar as páginas da sua loja virtual e do seu blog com eficiência.

IMPORTÂNCIA DO SEO

A importância do SEO está no fato de que as páginas de produtos melhor classificadas nos buscadores recebem mais cliques. De acordo com um estudo da IMN, lojas virtuais no topo das buscas recebem 21% dos cliques. A partir da segunda posição o percentual cai para menos de 11%.

Enfim, quanto mais no topo, mais visitantes e maiores as chances de conversão de vendas. Capiti?

Vídeo: saiba mais sobre a importância de investir em SEO para e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Agora você deve estar se perguntando: como faço para otimizar minha loja virtual? Ora, por meio do SEO On Page e do SEO Off page, que são assuntos do próximo tópico. Continue lendo!

O QUE É SEO ON PAGE?

No e-commerce, SEO On Page diz respeito a um conjunto de otimizações realizadas nas páginas de produtos da sua loja virtual. Além disso, elas podem ser aplicadas nas páginas de conteúdo do seu blog e-commerce. Elas são, portanto, otimizações internas. Dentre essas otimizações posso citar, por exemplo:

  • A publicação periódica de conteúdo rico, seja no formato de posts no blog ou de descrições em páginas de produtos;
  • Inserção de links externos, para outras empresas, em cada post de blog, pois esse tipo de link reforça o SEO o pode gerar os almejados backlinks;
  • A inserção de palavras-chave ao longo do conteúdo do blog e da loja online (principalmente nas páginas de produtos);
  • A inserção das palavras-chave adequadas para cada página nos títulos, subtítulos, tags internas, resumos, descrições, imagens, etc.;
  • O cuidado com a legibilidade, que deve levar em conta fatores como uso de palavras-chave, palavras de ligação, diagramação em Padrão F, etc.;
  • A velocidade de carregamento da página, que deve ser menor do que 2,5 segundos. Lembrando que este quesito pode ser otimizado por meio do CMS e DXP deco.cx;
  • Criação de uma rede de links internos entre blog-posts e páginas de produtos, por exemplo.
SEO abrange o uso estratégico e sistemático de palavras-chave. Foto: @8photo
SEO abrange o uso estratégico e sistemático de palavras-chave. Foto: @8photo

Sendo assim, para criar lojas virtuais, opte por plataformas modernas como a VTEX, que possibilitam realizar um bom SEO On Page. E caso o seu blog e-commerce esteja na plataforma WordPress, instale um plugin como o Yoast SEO para lhe ajudar no processo.

O QUE É SEO OFF PAGE?

Ao contrário do SEO On Page, as otimizações de SEO Off Page são realizadas externamente. Em outras palavras, o SEO Off Page visa principalmente captar links de outros sites para a sua loja virtual e blog e-commerce. Esses links provenientes de terceiros são chamados de backlinks. E a captação de backlinks é denominada link building.

Os backlinks são como um voto que outra empresa dá para a sua loja virtual ou blog. O algoritmo dos buscadores interpreta esse voto como um atestado de qualidade da página. Desse modo, ele tende a classificar as páginas com mais backlinks em posições melhores, mais perto do topo ou no próprio topo das SERPs.

Além do link building, o processo de otimização Off Page leva em conta a construção adequada dos links. Isto é, os links devem ser criados de preferência em cima da palavra-chave mais relevante para o post ou página de produto receptora.

O que é SEO? É uma estratégia que envolve a construção de links, entre outras atividades. Foto: @master1305
O que é SEO? É uma estratégia que envolve a construção de links, entre outras atividades. Foto: @master1305

Enfim, o Seo Off Page é fundamental para toda e qualquer estratégia de SEO. As equipes de Marketing, no entanto, costumam negligenciar o Seo Off Page e isso é um grande erro. Trabalhar o SEO off Page é fundamental para obter credibilidade na comunidade online e, consequentemente, melhor ranqueamento nas SERPs.

O QUE É SEO INTERNACIONAL?

SEO Internacional envolve a aplicação de técnicas SEO (tanto as On Page quanto as Off Page) voltadas para o posicionamento da sua loja virtual e blog e-commerce nos motores de buscas de outros países. Para tanto, você deve investir em:

  • Tradução de conteúdo para os idiomas dos países alvo;
  • Adequação do Country Code Top-Level Domain (extensão que os sites possuem em cada país);
  • Criação de links internos, externos e backlinks.

Neste cenário, a tendência geral é traduzir os conteúdos via plugin, ou seja, automaticamente. Entretanto, vale lembrar que os plugins nem sempre fazem um trabalho perfeito. Geralmente, eles não reconhecem gírias e expressões, o que interfere no modo como as palavras-chave são traduzidas.

Traduzir ou produzir conteúdo em outro idioma amplia o raio de atuação do seu negócio. Foto: @freepik
Traduzir ou produzir conteúdo em outro idioma amplia o raio de atuação do seu negócio. Foto: @freepik

Dessa forma, além de não exercerem o impacto esperado em termos de SEO, traduções erradas feitas por plugins podem causar prejuízo à sua marca, entre outros problemas. Vale informar também que, no Google, após a atualização October 2023 Spam Update, os textos traduzidos com ferramentas automáticas sem a revisão humana podem ser considerados spam pelo algoritmo e, dessa forma, podem gerar punições para as páginas fazendo-as cair no ranking das SERPs. Por isso, o ideal é procurar um serviço de tradução profissional.

  • Acesse e leia também o post “E-commerce cross border”. Leia, desse modo, 10 dicas para começar a vender para o exterior.

SEO GOOGLE: 10 FATORES QUE MELHORAM O RANKEAMENTO DA SUA LOJA VIRTUAL

São fatores que melhoram a classificação da sua loja virtual e das suas páginas de produtos em buscadores como o Google:

  1. As visitas diretas feitas por internautas, as quais demonstram a boa credibilidade da sua marca;
  2. O tempo que os internautas passam no site (quanto mais, melhor);
  3. A quantidade de páginas por sessão de 30 minutos (quanto mais, melhor);
  4. O total de backlinks (links externos apontados para sua loja virtual);
  5. O tamanho, a completude e a relevância do conteúdo (quanto mais completo, melhor);
  6. A segurança do site e-commerce, sobretudo a que pode ser obtida pela certificação SSL;
  7. O tempo de carregamento (quanto menor, melhor);
  8. A responsividade (capacidade de adaptação a diferentes tamanhos e formatos de telas);
  9. A autoridade da página (relevância que a página tem para os internautas);
  10. O uso adequado de palavras-chave.
As visitas diretas, sem passar por site buscador, revelam que sua marca de e-commerce tem autoridade. Foto: @gpointstudio
As visitas diretas, sem passar por site buscador, revelam que sua marca de e-commerce tem autoridade. Foto: @gpointstudio

Há uma série de medidas que você pode tomar para melhorar esses 10 fatores. No fator 1, por exemplo, é fundamental investir no fortalecimento da sua marca e-commerce. Assim, você poderá gerar mais visitas diretas.

  • Para se aprofundar nestes 10 quesitos, clique em “SEO para loja virtual” para ler um post complementar.

O QUE É SEO MARKETING E COMO APLICAR?

SEO Marketing é um conjunto de estratégias integradas que visam a otimização completa de um site, que no nosso caso é a sua loja virtual e o seu blog e-commerce. Essas estratégias podem ser aplicadas por uma equipe própria. Contudo, isso demandará aluguel de sala, compra de computadores, aluguel de software, treinamento de equipe e manutenção, entre outros custos. Bem, isso não é nada produtivo.

Há contudo, uma solução contra todos esses gastos. Você pode contratar os serviços de SEO da Agência e-Plus. A Agência e-Plus já tem os computadores, softwares e equipe treinada. Desse modo, tudo o que você precisará fazer é pagar o preço das campanhas de Marketing e os honorários da agência. Simples assim!

A Agência e-Plus tem mais de 10 anos de tradição. Ela conta com certificações em ferramentas de e-commerce e Marketing fundamentais para SEO, tais como deco.cx, VTEX, RD Station Marketing e E-goi. Além disso, domina plataformas como a SEMrush e Google Analytics, entre outras. Ela conta, ainda, com o maior case de sucesso de SEO no e-commerce, o da Rede Torra, que recentemente tornou-se a loja virtual mais rápida do Brasil à frente da Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e outros grandes players.

Por isso, se você estiver pensando em o que é SEO e como isso pode ser útil para o seu e-commerce, contrate a Agência e-Plus para lhe ajudar. Para fazer isso, clique no botão em seguida e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro: