Keyword stuffing: o que é e como isso afeta seu e-commerce?

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como evitar esta prática black hat de SEO!

Em SEO, keyword stuffing é o excesso de palavras-chave. Imagem: @vectorjuice
Em SEO, keyword stuffing é o excesso de palavras-chave. Imagem: @vectorjuice

Keyword stuffing é prática de repetição excessiva de palavras-chave dentro de um texto, a qual é usada em SEO com o objetivo de melhorar a classificação de uma página web nas SERPs de buscadores como o Google e o Bing, mas que por ser considerada black hat acaba gerando o efeito inverso.

Só para contextualizar, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, uma estratégia de Marketing Digital que serve para melhorar o ranqueamento de páginas nas SERPs. Já o termo SERP é a sigla para Search Engine Results Page. Ou seja, SERP é a página de resultados que surge na tela do internauta após este procurar por uma palavra-chave em um site de pesquisas como o Google. Uma palavra-chave, por sua vez, é um termo ou frase que corresponde a uma pesquisa feita por um internauta no campo de pesquisa de um site de buscas. E black hat, enfim, é como se nomeiam as técnicas maléficas de SEO que servem para burlar as regras dos sites buscadores. As black hat são o oposto das técnicas white hat, estas sim consideradas boas práticas de SEO. 

No Google, as páginas preparadas com a técnica black hat de keyword stuffing não são bem vistas há muito tempo. Para você ter uma ideia, o Google surgiu na história em 1998 e apenas cinco anos depois, em 2003, lançou a atualização “Flórida”, que pune as páginas que repetem a palavra-chave excessivamente.

Seja como for, a keyword stuffing gera um efeito devastador no e-commerce. Artigos de blog e páginas com descrições de produtos que têm repetições em excesso de palavras-chave recebem punição severa em buscadores como o Google, não se classificam bem nas SERPs e, por isso, recebem pouco ou nenhum tráfego orgânico, o que compromete a audiência do e-commerce e consequentemente as vendas.

COMO EVITAR A KEYWORD STUFFING: QUAL A DENSIDADE DE PALAVRAS-CHAVE IDEAL?

Sendo o efeito da keyword stuffing devastador para um e-commerce como o seu, você deve evitar essa prática. O primeiro passo para fazer isso é saber qual a densidade de palavras-chave ideal para as suas páginas. Não existe uma regra oficial sobre isso, mas em geral, recomenda-se uma densidade de 0,5%.

Para medir a densidade de palavras-chave de uma página use a fórmula “(NVPCA / NPP) X 100”, onde NVPCA é o Número de Vezes que a Palavra-Chave aparece e NPP é o Número de Palavras da Página. Use esta fórmula conforme explico a seguir.

Digamos que você tenha uma loja virtual de câmeras de segurança e que esta possua uma página na qual esteja vendendo a “Câmera Dome” da Intelbras. Nesta página, a palavra-chave principal é “Câmera Dome”. Se a página tem, por exemplo, 800 palavras e o termo “Câmera Dome “aparece 8 vezes, isso é bom ou ruim? Para saber a resposta, vamos aplicar a fórmula “(NVPCA / NPP) X 100”, confira:

Densidade = (NVPCA / NPP) X 100

Densidade = (8 / 800 = 0,01) x 100 = 1%

Como se pode observar, a densidade é de 1%, bem acima do recomendado 0,5%. Dessa maneira, é importante reformular a página “Câmera Dome” e reduzir nela o excesso de palavras-chave. Para fazer isso, inclua sinônimos como “Câmera VHC 1120 D”, “Câmera Intelbras VHC 1120 D”, entre outros. Assim, além de eliminar a keyword stuffing da página, você melhorará a legibilidade do texto.

Enfim, para se livrar da keyword stuffing, use sistemas como o Yoast SEO, que alerta quando há excesso de palavras-chave. Use também o Keyword Density Checker, que fornece uma lista com a densidade de várias palavras dentro de um texto.

IMPORTÂNCIA DE ENTENDER CONCEITOS DE SEO COMO “KEYWORD STUFFING

No artigo “79 estatísticas de SEO para 2023”, o blog da Ahrefs compilou uma série de estudos, alguns dos quais demonstram a importância de entender conceitos de SEO como “keyword stuffing”. Para começar, 68% das experiências online começam com um motor de busca, de acordo com dados do referido blog.

Além disso, 53,3% de todo o tráfego de um site vem da pesquisa orgânica. Um site construído com técnicas SEO white hat pode gerar até 1.000% mais tráfego do que as mídias sociais orgânicas. E os leads de SEO têm uma taxa de fechamento altíssima de 14,6%.

Em outras palavras, conhecer conceitos de SEO é extremamente importante. Mas conhecer apenas, não é suficiente, é preciso saber implementá-los. Continue lendo e saiba como fazer isso no seu e-commerce!

Vídeo: saiba mais sobre a importância de investir em SEO no seu e-commerce!

COMO IMPLEMENTAR SEO NO SEU E-COMMERCE?

Para implementar SEO no seu e-commerce, recorra às agências de SEO como a Agência e-Plus. A Agência e-Plus atende apenas empresas do setor de e-commerce. Esta agência presta atendimento no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países. Para falar sobre o seu projeto com a nossa equipe, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro: