Sony: um case de sucesso com tecnologias VTEX

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Multinacional japonesa aumenta conversão em 40% com a plataforma brasileira

Com a VTEX, Sony redefine sua visão para a América Latina e fatura alto. Imagem: @pressfoto
Com a VTEX, Sony redefine sua visão para a América Latina e fatura alto. Imagem meramente ilustrativa: @pressfoto

Olá, olá, amigas e amigos leitores do blog da Agência e-Plus! Como é que vocês estão? Hoje venho mais uma vez apresentar um artigo da série mensal sobre os grandes cases de sucesso da VTEX. Para refrescar a memória, eu iniciei esta série em janeiro de 2023 e, desde então, já mostrei aqui os cases do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung e Unilever. Agora, contudo, chegou a vez da Sony, uma multinacional japonesa do ramo de eletrônicos de consumo, a qual é considerada uma das 100 maiores empresas do planeta. Bora ver este case? Vem comigo!

  • Assim que puder clique em “O que é VTEX” e leia o nosso post no qual explicamos tudo o que você precisa saber sobre esta plataforma e-commerce!

CONHEÇA A SONY

Sony Group ou simplesmente Sony é um conglomerado japonês de empresas conhecido sobretudo pela fabricação e comércio de eletrônicos de consumo. Mas além disso, essa empresa também atua nos ramos de semicondutores, videogames, filmes, músicas, programas de TV, computadores e telecomunicações, entre outros.

A Sony surgiu na história em 1946, logo depois do término da Segunda Guerra Mundial. O fundador, Masaru Ibuka, iniciou o negócio em uma lojinha de eletrônicos em Tóquio. No ano seguinte, associou-se a Akio Morita. Juntos, lançaram produtos como gravador de fita cassete e eletrônicos baseados na tecnologia de transistores.

Na sequência, a empresa lançou também produtos como rádios, walkmans, televisores, câmeras de vídeo e foto, entre outros, que fizeram enorme sucesso. Assim, a Sony expandiu-se globalmente, tornando-se uma potência.

Em 2015, contudo, já atuando no comércio eletrônico, a multinacional não estava conseguindo acompanhar o comportamento do consumidor. Na América Latina, sobretudo, esse fato era muito evidente. Foi então que os diretores da Sony decidiram mudar de plataforma e-commerce e escolheram para isso a VTEX. Saiba mais sobre essa história em seguida!

O PROJETO DA SONY COM TECNOLOGIAS VTEX

Usando as tecnologias VTEX, a diretoria da Sony migrou 5 sites e criou mais 2 em 7 países da América Latina. Os sites de e-commerce, todos no setor de Business to Consumer (B2C), levaram apenas 90 dias para passarem a operar na internet. A ideia, com isso, era estimular o crescimento da empresa e alcançar a liderança do mercado na região. As soluções para isso não faltaram. Continue lendo!

SOLUÇÕES

Uma das soluções da VTEX para a Sony foi a estabilidade da plataforma. Com efeito, a multinacional japonesa passou a contar com sites de e-commerce capazes de suportar grandes fluxos de tráfego sem travamentos. Isso certamente ajudou a gerar um aumento nas vendas online. 

Além disso, a VTEX com sua tecnologia flexível headless possibilitou que a Sony pudesse implementar novas tecnologias e escalar o negócio de um jeito mais prático. Essa flexibilidade também gerou uma considerável redução de custos.

Enfim, o Order Management System (OMS) da VTEX simplificou a gestão operacional da operação de comércio eletrônico da Sony na América Latina. Lembrando que o VTEX OMS é uma tecnologia que permite desenvolver o comércio unificado, adequando desse modo os processos de vendas às atuais demandas dos consumidores.

Vídeo: conheça a plataforma VTEX!

RESULTADOS DO PROJETO DA SONY COM A VTEX

Com as tecnologias VTEX, a Sony América Latina obteve:

  • 40% de aumento na taxa de conversão;
  • 60% de redução no Total Cost of Ownership (TCO) ou Custo Total de Propriedade.

Como se pode observar, a VTEX conta com recursos poderosos, que possibilitam que grandes empresas como a Sony possam se desenvolver ainda mais em cenário continental e global. Portanto, pode valer muito a pena implantar um projeto com essa tecnologia. 

COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM A VTEX?

Para implantar um projeto com tecnologias VTEX recorra ao suporte especializado da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é uma agência de e-commerce e performance certificada em VTEX desde 2015 e é reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX

Com mais de 10 anos de mercado, a Agência e-Plus atua no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países. Possui clientes como a Pirelli, Speedo, Pierre Cardin e Le Coq Sportif. Para contratar a Agência e-Plus para projetos com tecnologias VTEX clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: