L’ORÉAL: um case de sucesso com tecnologias VTEX

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Saiba como a multinacional de cosméticos transformou um site institucional em uma máquina de vendas!

Usando as tecnologias VTEX, a L'Oréal conseguiu alavancar as vendas de sua linha de produtos profissionais para cabelos Kérastase. Foto meramente ilustrativa: @zinkevych
Usando as tecnologias VTEX, a L’Oréal conseguiu alavancar as vendas de sua linha de produtos profissionais para cabelos Kérastase. Foto meramente ilustrativa: @zinkevych

Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Continuando nossa série sobre os grandes cases de sucesso da VTEX, hoje apresento mais um artigo importante para a inspiração de empreendedores online. Mas antes de fazer isso, preciso informar que iniciei esta série em janeiro de 2023. Desde então, já mostrei aqui os cases do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung, Unilever, Electrolux, Sony, Motorola, Swift, Mondelēz e Colgate. Agora, todavia, chegou a vez da L’Oréal, que investiu em uma operação headless e se deu muito bem. Confira logo em seguida!

  • Assim que puder clique em “O que é VTEX” e saiba mais sobre essa plataforma de e-commerce headless!

CONHEÇA A L’ORÉAL

Fundada em 1909 por Eugêne Schueller, a L’Oréal é uma centenária empresa multinacional francesa que fabrica e comercializa cosméticos. Com mais de 87.000 empregados e com presença em mais de 150 países, ela é uma das maiores potências mundiais no setor de produtos de beleza.

A L’Oréal instalou-se no Brasil em 1959 e, logo depois, em 1969, construiu a sua primeira fábrica no país. Hoje, ela conta com uma linha de produtos para o grande público e outra de produtos de luxo. Além disso, possui uma divisão dermatológica e mais outra de produtos profissionais como os da linha Kérastase.

A linha Kérastase, por sua vez, possui um site de e-commerce próprio no Brasil. Neste site, a L’Oréal vende produtos como óleos, séruns, máscaras, condicionadores e shampoos, entre outros itens voltados sobretudo para o tratamento de cabelos.

Mas nem sempre foi assim. No passado recente, os produtos da Kérastase eram comercializados em um site institucional. Entretanto, ao fazer um pedido, uma consumidora era enviada para o marketplace Segredos do Salão, da L’Oréal, o que comprometia a experiência de compra. Daí surgiu a necessidade de criar um projeto com a plataforma VTEX.

O PROJETO DA L’ORÉAL COM TECNOLOGIAS VTEX

O projeto da L’Oréal com as tecnologias VTEX consistiu na integração das experiências em um só local. Em outras palavras, por meio da plataforma VTEX a multinacional francesa conseguiu integrar o site da Kérastase com uma loja virtual e marketplace D2C, B2B, B2E, B2C. Continue lendo para saber mais sobre as soluções desse projeto!

SOLUÇÕES

Entre as soluções da VTEX para a L’Oréal posso citar, por exemplo:

  • Headless: a VTEX é uma plataforma e-commerce sem cabeça, isto é, com front-end e back-end separados. Desse modo, ela pode se conectar a aplicativos independentes, de outras empresas, e ampliar o seu poder. Com a VTEX é fácil estender as funções da loja virtual tendo em vista adaptá-la para as demandas mais recentes;
  • D2C: as tecnologias VTEX possibilitam que a L’Oréal opere no modelo D2C, ou seja, fabricando e vendendo diretamente ao consumidor final. A loja virtual da Kérastase agora funciona desse modo. Com efeito, a empresa pode aumentar suas vendas e margens de lucro.

Com soluções como estas, a L’Oréal obteve excelentes resultados. Confira em seguida!

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

RESULTADOS DO PROJETO DA L’ORÉAL COM A VTEX

O projeto da L’Oréal com as tecnologias VTEX levou apenas 10 semanas para ser concluído. Ou seja, rapidez a toda prova. O mais importante, contudo, é que a empresa conquistou um crescimento de 64,6% nas vendas do comércio eletrônico já no primeiro semestre de 2020, quando a nova loja virtual e marketplace foi implementada.

Como se pode observar, a plataforma VTEX pode transformar a sua fábrica e os seus canais digitais em um comércio online bem sucedido. Além disso, ela também pode unificar tudo isso com canais offline. Sendo assim, é uma boa ideia utilizar essa tecnologia em empresas como a sua.

COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM AS TECNOLOGIAS VTEX?

Para implantar um projeto com as tecnologias VTEX como fez a L’Oréal, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação em VTEX desde 2015 e já produziu mais de 300 projetos de e-commerce para empresas como a sua no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Equador, Costa Rica e outros países. Além disso, a Agência e-Plus é reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

Com mais de 10 anos de tradição, a Agência e-Plus é a preferida dos comerciantes quando o assunto é construção e divulgação de comércio eletrônico. De fato, a Agência e-Plus possui habilitação para criar, migrar, integrar, evoluir, gerenciar e divulgar e-commerces. E também presta serviços de consultoria, assessoria e treinamento para empresas como a sua. Você pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: