Mondelēz: um case de sucesso com tecnologias VTEX

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Multinacional implanta operação B2B2B no e-commerce e obtém um enorme sucesso

A Mondelēz, que fabrica e comercializa chocolates e biscoitos de marcas como a Oreo e Lacta, por exemplo, usou plataforma VTEX e ampliou sua influência digital na América Latina. Foto meramente ilustrativa: @wayhomestudio
A Mondelēz, que fabrica e comercializa chocolates e biscoitos de marcas como a Oreo e Lacta, por exemplo, usou plataforma VTEX e ampliou sua influência digital na América Latina. Foto meramente ilustrativa: @wayhomestudio

Olá, olá, amigos e amigas do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Apresento agora o 10º artigo da série mensal sobre os grandes cases de sucesso da VTEX. Relembrando, eu já mostrei aqui as histórias de sucesso do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung, Unilever, Electrolux, Sony, Motorola e Swift. Agora, contudo, chegou a vez da Mondelēz, que realizou uma transformação digital na América Latina. Fique por dentro desse case logo em seguida!

  • Assim que puder clique em “O que é VTEX” e leia o nosso post no qual explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma e-commerce!

CONHEÇA A MONDELĒZ

Mondelēz é um conglomerado multinacional estadunidense do setor alimentício. Fundada em 2012, essa empresa é composta por empresas centenárias como a Cadbury (1824), Christie (1849), Kraft Foods (1903), Lu (1846), Nabisco (1792); além da fabricante de chicletes Adams (1927) e da produtora de snacks salgados Chipita (1973).

Com presença em mais de 80 países e mais de 80.000 empregados, a Mondelēz é uma das maiores empresas do mundo. Ela fabrica e comercializa bebidas, biscoitos, chocolates, gomas, balas, sobremesas e outros produtos de marcas amplamente conhecidas como a Oreo, Toblerone, Lacta, Halls e Tang, por exemplo.

Em 2020, os diretores da companhia decidiram que era hora de realizar uma transformação digital em suas operações na América Latina. Com efeito, eles começaram a pesquisar plataformas que poderiam se encaixar no projeto. Logo, então, descobriram a plataforma e-commerce VTEX e gostaram dos recursos. O passo seguinte era trazer a ideia do papel para a prática. Continue lendo para saber como isso foi feito!

O PROJETO DA MONDELĒZ COM TECNOLOGIA VTEX

No início da terceira década dos anos 2000, a Mondelēz já possuía na América Latina uma operação B2B2B, mas que não era digitalizada. Em outras palavras, os distribuidores já vendiam produtos da empresa para os varejistas que, por suas vezes, os revendiam para os consumidores, só que tudo isso ocorria no mundo físico. Todavia, os diretores da Mondelēz contemplavam a visão de um futuro digital omnichannel na região. Para isso, eles decidiram colocar em prática um projeto de transformação digital que teve como base a plataforma VTEX.

Com uma operação digital multicanal orquestrada com soluções da VTEX, a Mondelēz poderia obter mais insights sobre o ecossistema de atacadistas, varejistas e consumidores. Dessa maneira, seria possível compreender o dia a dia desses atores e melhorar as decisões de negócios. Além disso, os insights permitiriam criar processos mais simples, melhores experiências omnichannel e ajudar no crescimento dos lojistas. Isso certamente geraria mais valor para os clientes, e também para os clientes dos clientes. Essas ações, enfim, aumentariam a receita da empresa como um todo.

SOLUÇÕES

A Mondelēz conseguiu avançar com sucesso a transformação digital LATAM aproveitando soluções da plataforma VTEX. Com essa tecnologia, a empresa desenvolveu uma loja virtual de bens de consumo embalados B2B2B com comércio voltado para atacadistas, distribuidores e varejistas, com recursos como:

  • Arquitetura headless flexível com APIs abertas, que permite rápida evolução e escalabilidade;
  • Segurança de alto nível;
  • Interface intuitiva de fácil uso e acesso adaptada para a experiência móvel;
  • Menu de navegação por marca;
  • Sistema de repetição de pedidos;
  • Botões de adicionar ao carrinho diretamente no motor de busca;
  • Sistema de pedidos em massa;
  • Mais de 30 clusters de clientes com recomendações de produtos associados;
  • Recomendações de produtos por Inteligência Artificial, de acordo com o comportamento do comprador;
  • Login com WhatsApp na plataforma VTEX, isto é, sem necessidade de se cadastrar com e-mail e senha;
  • Integrações de apps de automação e comunicação e outros sistemas.

A loja virtual da Mondelēz com tecnologias VTEX permite encaminhar os pedidos automaticamente para um distribuidor mais próximo. Isso possibilita fazer a entrega com mais agilidade. Ademais, a loja facilita a conexão de distribuidores e varejistas conforme a expansão do projeto. Os resultados vieram bem rápido, como se pode observar no próximo tópico.

Vídeo: saiba mais sobre as tecnologias VTEX (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

RESULTADOS DO PROJETO MONDELĒZ VTEX

A loja virtual da Mondelēz foi ao ar no Peru e depois na Colômbia em meados de 2020. Apenas seis meses após a implantação, a empresa obteve:

  • 30% de aumento nas vendas online.

Com este resultado impressionante, a Mondelēz sem dúvida conseguiu ampliar sua influência na América Latina. Pois faça você também como a Mondelēz e outras empresas de grande porte! Implante um e-commerce ou migre para a plataforma VTEX. Você só tem a ganhar.

COMO IMPLANTAR E-COMMERCE COM VTEX?

Para implantar um projeto de e-commerce com as tecnologias VTEX recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada desde 2015 e é mundialmente reconhecida pelo Quadrante VTEX. Essa agência é, portanto, habilitada para criar, implantar, migrar, evoluir, fazer o redesign, gerenciar, divulgar, prestar assessoria, consultoria e treinamento com essa tecnologia.

Com mais de 10 anos de tradição, a Agência e-Plus já desenvolveu mais de 400 projetos de e-commerce no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países para grandes marcas como a Pirelli, Wahl, Sonda, Torra, Gregory, Pierre Cardin, Speedo, Le Coq Sportif e Xerox, por exemplo. Para contratar a Agência e-Plus clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: